Futebol

Detalhes do treino da Seleção após retorno de Douglas Luiz

A seleção brasileira usou a manhã ensolarada de sábado em Teresópolis para ir a campo para mais um treino de preparação para os próximos compromissos pelas eliminatórias, diante de Equador e Paraguai. Única ausência na atividade da última sexta-feira, a primeira no gramado da Granja Comary, o volante Douglas Luiz participou normalmente do treinamento, recuperado de um quadro de amigdalite. Ele realizou três testes PCR para a Covid-19, e todos deram resultado negativo.

A atividade começou com o tradicional aquecimento, no qual foram usadas grandes bolas de fisioterapia, gerando muitas risadas entre os atletas. Depois, foi realizado um trabalho com foco na dinâmica de pressão imediata logo após a perda da bola. Os auxiliares Matheus Bacchi e Cleber Xavier acompanharam a atividade sempre reforçando a necessidade de recuperação rápida da posse.

Na sequência, os atletas participaram de um trabalho tático de ataque contra defesa, inicialmente com uma linha de quatro defensores formada por Emerson, Marquinhos, Felipe e Alex Sandro, além de Casemiro na cabeça de área e Alisson no gol. No time ofensivo ficaram Fabinho, Éverton Cebolinha, Neymar, Paquetá, Roberto Firmino e Richarlison.

Depois, Fred entrou no lugar do volante do Liverpool, que foi para a defesa. Renan Lodi substituiu Alex Sandro na lateral esquerda, e Vini Jr entrou na vaga de Paquetá. Novas trocas foram feitas ao longo da atividade, com Casemiro indo para o time ofensivo, Militão entrando na zaga e Danilo na lateral direita. O técnico Tite supervisionou o trabalho e o interrompeu em algumas oportunidades para dar orientações.

Em outro momento, a formação defensiva foi alterada, com dois volantes à frente da linha de quatro jogadores: Douglas Luiz e Fabinho. Casemiro e Fred ajudaram na criação do ataque neste momento, com bastante apoio na esquerda de Renan Lodi ou Alex Sandro. Do outro lado do campo, quem não participava da atividade tática realizava um trabalho de cruzamentos e finalizações.

O grupo em Teresópolis conta, neste momento, com 18 dos 24 convocados por Tite para os compromissos. O meia Fred, que participou da final da Liga Europa com o Manchester United, na última quarta-feira, foi o último a chegar, na manhã de sexta.

Ainda se apresentarão nos próximos dias os três jogadores que jogarão a final da Liga dos Campeões - Thiago Silva (Chelsea), Ederson e Gabriel Jesus (Manchester City) - e os atletas que jogam no futebol brasileiro - Weverton (Palmeiras), Gabigol e Everton Ribeiro (Flamengo).

Enquanto o grupo não fica completo, participarão dos treinamentos nos próximos dias cinco jovens jogadores de Athletico-PR, Flamengo e Fluminense. São eles os goleiro João Fernando (Flamengo, 20 anos) e Léo Linck (Athletico, 20 anos), o zagueiro Luan Patrick (Athletico, 19 anos), o meia Daniel Cabral (Flamengo, 19 anos) e o atacante Matheus Martins (Fluminense, 17 anos).

A seleção brasileira treina na Granja Comary até a próxima quarta-feira, quando embarca para Porto Alegre, onde realizará o primeiro compromisso na atual Data Fifa, diante do Equador, no Beira-Rio, no dia 4 de junho. Depois, viaja para Assunção, onde enfrentará o Paraguai, no Defensores del Chaco, no dia 8.

O Brasil é líder das Eliminatórias da Copa do Mundo após quatro rodadas, com 100% de aproveitamento, somando 12 pontos. Nos primeiros quatro jogos, a Seleção superou Bolívia (5 a 0), Peru (4 a 2), Venezuela (1 a 0) e Uruguai (2 a 0).

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário