Futebol

Diante do Cruzeiro, Vasco precisa quebrar jejum fora de casa

O Vasco tem um jogo crucial contra o Cruzeiro, no dia 22, às 19h (de Brasília), em partida válida pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Uma vitória praticamente elimina o risco de rebaixamento da equipe carioca e complica os mineiros. Mas, para isso, o Cruz-Maltino precisa quebrar um longo jejum contra os mineiros.

Já são seis anos sem saber o que é ganhar do rival em Belo Horizonte. A última vez que o Vasco venceu o Cruzeiro na capital mineira foi em 2017, pelo Brasileiro daquele ano. Na ocasião, os cariocas derrotaram por 1 a 0, com gol marcado por Paulão, em partida da 37ª rodada da Série A.

Coincidentemente, o técnico que venceu o Cruzeiro pela última vez em Minas Gerais, no comando do Vasco, foi Zé Ricardo, recém-demitido da Raposa, após a sequência de resultados ruins no Brasileirão.

Depois disso, foram cinco jogos, com três vitórias do Cruzeiro e dois empates. Inclusive, as vitórias da Raposa foram nos últimos três confrontos: dois válidos pela Série B do Campeonato Brasileiro e um pela Série A, em 2019. Em 2018, o empate em 0 a 0, foi pela fase de grupos da Copa Libertadores.

Os números do Vasco jogando com o Cruzeiro em Belo Horizonte não são dos melhores. Ao todo, as equipes se enfrentaram. Em 41 jogos, o Cruz-Maltino venceu somente seis, foi derrotado 20 vezes e ainda soma 15 empates. Todas as vitórias foram pelo Brasileiro, com 11 empates e 12 derrotas.

Vasco e Cruzeiro brigam ponto a ponto contra o rebaixamento. Hoje, os cariocas somam 40 pontos contra 37 dos mineiros. Porém, o Cruzeiro tem um jogo a menos, diante do Fortaleza, que será realizado dia 18. Em caso de vitória, eles chegam para o duelo direto com a mesma pontuação, mas com o Vasco à frente nos critérios de desempate: ficariam 11 vitórias contra 10.

100% contra os rivais do Cruzeiro

Se os números pesam contra o Vasco na história, se depender só da temporada 2023, o torcedor tem motivo para se animar. Nos dois jogos que fez em Belo Horizonte, diante de Atlético e América, duas vitórias. Além disso, a equipe fez 12 dos 12 pontos disputados contra esses rivais.

Por outro lado, a única equipe de Minas até que conseguiu tirar pontos do Vasco foi o próprio Cruzeiro. Em jogo em São Januário, com portões fechados, a Raposa venceu por 1 a 0, gol marcado por Machado, de falta.

Fonte: Itatiaia
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir