Futebol

Dificuldade de criação continua sendo o maior problema do Vasco

O Vasco evoluiu, não merecia perder e o gol sofrido só saiu por uma falha individual. Mesmo assim, o maior problema em campo persiste: a dificuldade na criação de jogadas.

O resumo do 1 a 0 adverso para o Volta Redonda, na noite de sábado, foi o mesmo da derrota dias antes para a Portuguesa. A tônica do time principal em 2020, que culminou com o rebaixamento à Série B, persiste com o time de garotos nas rodadas iniciais do Carioca.

Siston mudou três peças na equipe. Com Matías Galarza, Laranjeira e Figueiredo nas vagas de Lucas Santos, Vinícius e Tiago Reis, o Vasco foi um time mais dinâmico. Teve uma postura mais competitiva. Repetiu a movimentação do segundo tempo contra a Portuguesa e adicionou mais trocas de passes. Continuou com dificuldade de ingressar na área adversária tanto que as melhores chances foram em chutes de média distância. Laranjeira, um dentro e outro fora da área, obrigou Andrey a duas grandes defesas.

O time sub-20 vascaíno sempre tenta jogar. Pode não estar bem inspirado, pode estar bem marcado pode faltar técnica. Mas sempre tenta. É um mérito, uma forma de jogar. E, ao valorizar a posse de bola, também ajuda a defesa, afinal, evita de ser atacado. Em toda a partida, o gol de Lucão foi alvo de dez finalizações. O Vasco concluiu sete a mais.

O problema é que tem sido insuficiente. Faltam jogadas combinadas, faltam ultrapassagens pelas laterais, faltam inversões, faltam os dribles. Até porque a defesa não demonstra ser segura. Contra a Portuguesa, uma falha de marcação coletiva em cruzamento originou o gol. Diante do Volta Redonda, Ulisses errou o tempo de bola e permitiu que João Carlos marcasse.

Se no elenco principal faltavam alternativas, até porque Benítez passou por uma fase de irregularidade, não há soluções imediatas no elenco sub-20. A direção precisará contratar uma figura atualmente em falta no elenco, e Marcelo Cabo, a partir reapresentação na segunda-feira, terá de estabelecer uma forma de atuação que compense essa dificuldade a despeito de um elenco em total reformulação.

No sábado, o Vasco encara o Nova Iguaçu. Ainda não está definido quem comandará a equipe. Cabo pode fazer a sua estreia. No dia 18, a Caldense-MG será o rival na primeira fase da Copa do Brasil. Há pouco tempo para corrigir os problemas.

Fonte: GE
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri