Futebol

Dinamite é eleito o maior ídolo do Vasco em enquete realizada pelo GE

A disputa foi acirradíssima e decidida por apenas oito votos. Por uma diferença praticamente mínima, Roberto Dinamite foi eleito nesta semana, em enquete do GloboEsporte.com, o maior ídolo da história do Vasco. Ele superou Juninho Pernambucano por 0,3% e venceu a votação em uma lista com dez grandes nomes que fizeram história em São Januário.

Jogador com mais gols (702) e jogos (1110) na história do Vasco, Roberto ficou orgulhoso com o resultado. Fazer parte da história do Cruz-Maltino é seu maior orgulho.

- É o maior orgulho que tenho. É algo para coroar a minha trajetória dentro do Vasco. Cheguei ao clube com 14 anos. Todo mundo tem um pouco de vaidade. Quando eu poderia imaginar que seria o jogador com mais gols e jogos da história do Vasco? Falo isso para o meu filho. Vim de classe média baixa e sempre sonhei e ser um jogador famoso. Ainda mais ter uma história dentro de um clube com a grandeza do Vasco - ressalta Dinamite.

Para Roberto, vencer a votação tem um significado grande. Aposentando há quase 30 anos, muita gente não o viu jogar.

- O tempo não para, e o tempo passa. Há quanto tempo eu parei de jogar? Essa geração de hoje não me viu em campo com a camisa do Vasco. Ser reverenciado e lembrado junto com esses caras é demais. Não é demagogia. Conheci Ademir Menezes e Barbosa quando eu ainda era garoto no Vasco. Eu ficava olhando para os caras. São meus ídolos. Isso é muito legal.

- Faço parte da história ao lado de caras que foram baita jogadores. Cada um tem seu espaço dentro da história do Vasco. Isso que é o legal. Ademir e Barbosa eram meus ídolos. Depois vieram Edmundo, Romário, Bebeto.... A diferença é que joguei muito tempo dentro do Vasco. Vivi tudo, gols, vitórias e derrotas. O Vasco está dentro de mim.

Roberto no Vasco

Períodos no Vasco: (1971 - 1979; 1980 - 1989; 1992 - 1993)

1110 jogos pelo Vasco

702 gols pelo Vasco

Principais títulos pelo Vasco: Brasileiro (1974) e Carioca (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992)

Seleção: 47 jogos; 25 gols (disputou as Copas de 1978 e 1982)

Marcas: artilheiro do Brasileiro (1974 e 1984), artilheiro do Carioca (1978, 1981 e 1985), artilheiro da Copa América (1983), maior artilheiro da história do Vasco, maior artilheiro de São Januário, maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, maior artilheiro do Campeonato Carioca.

Presidente do Vasco entre 2008 e 2014

Elogios a Juninho

Ídolos de Roberto, Ademir e Barbosa foram adversários na votação. Mas quem mais se aproximou de superá-lo foi Juninho Pernambucano. O Reizinho chegou a liderar a enquete, mas foi superado no fim por apenas oito votos. Dinamite, que enquanto presidente trabalhou com Juninho, encheu a bola do “adversário”.

- O Juninho é fantástico. Quando eu era presidente, ele voltou para o Vasco, um cara super dedicado. Ele tem uma relação fantástica com o clube. Sempre mostrou boas coisas dentro e fora de campo. Em campo ele foi excepcional. Fora de campo, sempre foi um cara muito integro com todos, com torcedor, diretores e companheiros.

- Ele tem um temperamento forte, com posições fortes. Para o Vasco, ele foi mais do que um jogador. E é isso que o torcedor enxerga. E, claro, dentro de campo ele fazia chover. Foi decisivo em jogos importantes, especialmente na Libertadores.

- Sem sombra de dúvida, Juninho foi um profissional completo. Se o resultado da votação fosse invertido, sem demagogia, eu teria o maior respeito. Mas acho que o primeiro lugar ficou em boas mãos (gargalhada).

O resultado

Foto: Globo Esporte/ReproduçãoResultado da enquete do GE

A enquete, que ficou no ar entre terça e sexta-feira desta semana, teve quase 20 mil votos. Roberto Dinamite venceu com 32,59% contra 32,54% de Juninho.

Outros grandes nomes participaram da votação. Edmundo ficou em terceiro (16%) e Romário terminou em quarto (5,65%). Felipe, Barbosa, Ademir Menezes, Belllini, Danilo Alvim e Vavá foram outros nomes votados.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir