Clube

Dinamite estará no desfile da Beija-Flor

A escola de samba que mais conquistou títulos nos últimos dez anos (2003, 2004, 2005 e 2007) no carnaval carioca encerrará os desfiles na Avenida Marquês de Sapucaí sob os raios de sol de Macapá, capital do Amapá. A Beija-Flor de Nilópolis aposta no samba-enredo “Macapaba: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas ao Meio do Mundo”, composto por Cláudio Russo, Carlinhos Detran, J. Velloso, Gilson Dr., Kid e Marquinhos, e interpretado pela inconfundível voz de Neguinho da Beija-Flor, para conquistar o bicampeonato. “Vamos contar a história de um território rico que despertou interesse dos fenícios há 12 mil anos. O Estado do Amapá é uma parte importante da história do Brasil e vamos contá-la com um olhar diferente”, afirmou o carnavalesco da Beija-Flor, Alexandre Louzada.

A viagem fantástica proposta pela escola à terra conhecida como “meio do mundo” começa pela comissão de frente, que trará o marabaixo, uma dança típica da região. Logo em seguida, o carro abre-alas levará o símbolo da agremiação - o beija-flor -, coberto pelas cores laranja, vermelha, dourada e amarela, representando o fenômeno equinócio solar (ponto da órbita da Terra da em que se registra uma igual duração do dia e da noite). “O desfile será a mistura de mito e realidade. Fizemos uma viagem fantástica do símbolo da escola até lá”, destacou Louzada.

O desfile da escola azul e branca, que fechará a disputa do carnaval 2008 no Rio, hoje, está previsto para começar às 2h25. Muito colorido, luxo, sofisticação e criatividade são os ingredientes que marcarão a apresentação dos nilopolitanos, coordenada por Louzada, Fran-Sérgio, Laíla e Ubiratan Silva.

Diferente de algumas escolas, a Beija-Flor não leva à frente da bateria uma celebridade. Aos 17 anos, e o sexto ano à frente do coração do desfile, Raíssa Oliveira defenderá a agremiação de Nilópolis. Raíssa começou como passista aos 7 anos e, aos 12, foi eleita a rainha da bateria pela primeira vez, sendo a integrante mais jovem no posto em todos os tempos. Outros destaques e celebridades que a escola leva para a avenida são a vedete Jussara Calmon, a campeã mundial de kart Suzane Carvalho, o ex-jogador do Vasco Roberto Dinamite, o ator Anderson Muller e a passista Pinah, destaque há 30 anos da Beija-Flor, que encantou o mundo ao dançar com o príncipe Charles, em 1978.

A escola estima que o investimento este ano deve beirar os R$ 6 milhões. De acordo com a Beija-Flor, o dinheiro foi arrecadado com os ensaios, a venda de fantasias e o patrocínio de um grupo de empresários, da prefeitura de Macapá e do governo do Amapá. “Nós teremos o gasto total só depois do término do desfile”, lembrou o carnavalesco.

Louzada afirma que não será mais uma obra que abordará características da Amazônia, como vistas em outros carnavais, e que os 4 mil integrantes desfilarão e vibrarão ao ritmo da pura cultura amapaense. “Nós nos prendemos às lendas de Macapá. A proposta é fazer viagens fantásticas e não só contar uma história”, assegurou. Fundada em 25 de dezembro de 1948, a escola realizou o primeiro desfile em 1954, no grupo II, com o enredo “O Caçador de Esmeraldas”. Confira o samba-enredo da Beija-Flor:

Macapaba: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas ao Meio do Mundo

É manhã
Brilho de fogo sob o sol do novo dia
Meu talismã, a minha fonte de energia
Oh deusa do meu samba, a flor de Macapá
No manto azul da fantasia
Me faz mais forte, extremo norte
A luz solar, ilumina meu interior
Vou viajar na Linha do Equador
Emana ao meio do mundo a beleza
A força da mãe natureza, é Macapaba
O rio beijando o mar, encontro das águas

Marejando meu olhar

Quem foi meu Deus que fez do barro poema
Quem fez meu criador se orgulhar
Os cunanis, aristés, maracás,
Foram dez, foram mais, pelo Amapá
Um dia, navegando em rios de Tupã

A viagem fantasia, dos filhos de Canaã
A mágica da terra, a cobiça atraiu
Ibéria se enleva no Brasil
A mão de Ianejar

Na fortaleza pela proteção da vida
Em São José de Macapá
Brilha Mairi a minha estrela preferida
Herança moura em Mazagão
Retiro meu chapéu de bamba e assim
O marabaixo ao marco zero cai no samba
Soam tambores no tocar do tamborim
O meu valor me faz brilhar
Iluminar o meu estado de amor
Comunidade impõe respeito
Bate no peito eu sou Beija-Flor (Amanda Valeri)

Fonte: Agência Estado
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário