Imprensa

Dinamite já fez ex-presidente da Conmebol Benemérito do RJ

Em seus mandatos como deputado estadual, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, já apresentou inúmeros projetos concedendo a Medalha Tiradentes, títulos de beneméritos do Estado e de cidadão do Rio de Janeiro a diversos personagens. De 2000 para cá, foram vários nomes sugeridos por ele para receberem tais títulos e homenagens.

O então presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, um médico tenente-coronel bombeiro, a Bemfam-Bem-Estar Familiar no Brasil, as senhoras Diva Esteves Moreira da Silva, Janete Haddad Lopes e Ana Maria Braga Maffeis. Ela mesma, a apresentadora da TV Globo, teve, em 2011, seu nome apresentado por Dinamite para que a ela fosse concedido o título de cidadã do Estado do Rio de Janeiro – clique aqui e confira.

Nada contra as propostas aos personagens em questão, é possível que alguns, ou mesmo todos, mereçam tais títulos. Mas o que explicaria a idéia do nobre deputado do PMDB fluminense que, ainda em 10 maio de 2012, fez do então presidente da Conmebol, o paraguaio Nicolás Leoz Almirón, Benemérito do Estado do Rio de Janeiro?

Clicando aqui você pode conferir a oficialização da homenagem, reproduzida acima, fruto do Projeto de Resolução 629, de autoria do Deputado Roberto Dinamite. Curiosa e coincidentemente, dois meses antes, em março do ano passado, o Vasco da Gama enfrentou o Libertad, time de Leoz, no Paraguai, pela Copa Libertadores. Na ocasião, o presidente do clube carioca levou um dossiê para que fosse ratificado o título sul-americano de 1948.

E isso aconteceu meses depois da reunião e do título dado ao ex-presidente da Confederação Sul-americana, que se retirou do cargo em abril deste ano. “Durante febrero y marzo de 1948 se llevó a cabo el torneo con los clubes coronados de 1947. Vasco da Gama (Brasil) se consagró campeón” – clique aqui e leia. Antes, a Conmebol já havia incluído o clube na Supercopa dos Campeões da Libertadores em 1997, um ano antes de vencê-la, justamente por causa do título dos anos 1940.

Paulista de São Joaquim da Barra, a jornalista e apresentadora de televisão Ana Maria Braga é radicada no Rio de Janeiro há anos, não me parece absurdo algum tranformá-la em cidadã fluminense. Afinal, é onde ela vive. Mas qual a relação entre o Estado e o ex-dirigente paraguaio? Além de reuniões com outros cartolas, o que teria feito ele no Rio?

Qual seria a motivação para que o deputado Roberto Dinamite, em seu quinto mandato, fizesse tal homenagem a Leoz? Você tem alguma idéia? Vale lembrar que em junho, o presidente do Vasco em sua ação parlamentar, conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa do Rio projeto de lei que beneficia árbitros de futebol que sejam servidores públicos no Rio de Janeiro — clique aqui e leia.

Você que é eleitor no Estado do Rio, o que acha da ação do deputado?

Fonte: ESPN BRASIL - ESPN.COM.BR
  • Sábado, 08/11/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Juventude Juventude 3
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 19/11/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Domingo, 23/11/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sexta-feira, 28/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (33,87%)
Empates 19 (30,65%)
Derrotas 22 (35,48%)
Total 62
Gols
Marcados 86 (52,12%)
Sofrido 79 (47,88%)
Total 165
Saldo 7
Cartões
Amarelos 133 (94,33%)
Vermelhos 8 (5,67%)
Total 141