Futebol

Direito Empresarial: Bap quer 'melar' SAF do Vasco e vai à Justiça

O vídeo, apresentado pelo professor e advogado José Humberto, analisa a polêmica venda da SAF do Vasco da Gama para o investidor Marcos Lamacchia e a recente declaração do presidente do Flamengo, BAP, que promete levar a questão à justiça (0:00 - 0:48).

Pontos principais abordados:

  • O questionamento do Flamengo: O presidente do Flamengo afirmou que a venda é "contra a lei" por supostamente violar as regras de fair play financeiro (1:53 - 2:48).
  • Relações familiares e conflitos de interesse: Existe um debate sobre a influência de Leila Pereira (presidente do Palmeiras) e José Roberto Lamacchia (dono da Crefisa e pai de Marcos) na operação, o que levanta suspeitas quanto à lisura do negócio (1:27 - 1:46, 7:21 - 7:48).
  • Procedimentos legais: Após o anúncio oficial da venda (assinatura do memorando de entendimento), a operação precisará ser submetida à agência reguladora, que ouvirá clubes e partes interessadas, podendo aprovar, reprovar ou impor condições ao negócio (3:02 - 4:02).
  • Repercussão negativa: O caso gerou tensão, com Leila Pereira advertindo que também poderá acionar a justiça caso continue recebendo insinuações, enquanto Pedrinho (Vasco) defende a legalidade do processo e afirma que a operação não diz respeito ao Flamengo (4:48 - 5:48).
  • O professor conclui que, embora o Vasco esteja sendo pioneiro ao passar pelo crivo do fair play financeiro no Brasil, a judicialização por parte de rivais cria um obstáculo significativo para o investidor, restando saber qual será o desfecho nas esferas regulatórias e judiciais (6:02 - 8:54).

Fonte: Google Gemini 

Fonte: YouTube Direito Empresarial - Professor José Humberto
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134