Política

Diretor da base do Vasco é citado em depoimento de sócios irregulares

A 17ª Delegacia (São Cristóvão) ouviu na noite de terça-feira três sócios do Vasco, todos presentes na lista de 475 nomes sob suspeita. Eles confirmaram que votaram na urna 7, admitiram irregularidades e deram detalhes do processo que fizeram para se associar ao clube. Nos relatos, um nome em comum aparece: o de Nilson Gonçalves, diretor da base do clube.

Nos três relatos, Nilson surge como aliado de Eurico Miranda, responsável por entregar as fichas aos sócios e orientá-los no preenchimento. Dois deles dizem ter ido à casa do dirigente, em Copacabana, para pegar suas carteirinhas. Uma delas estaria com um CPF inexistente, de acordo com o sócio.

Amigos viram sócios através de Nilson

Os dois associados que implicam diretamente Nilson são amigos. Um diz ter sido abordado pelo dirigente durante um evento no CT de Manguinhos, onde a base do Vasco costuma treinar, em dezembro de 2016. Depois, ligou para seu amigo oferecendo a ele a possibilidade de ser sócio também.

Diante da resposta positiva, ambos pegaram fichas cadastrais. Eles as preencheram sem colocar a data de admissão, conforme orientação de Nilson Gonçalves. Ambos retiraram a carteira de sócio entre agosto e setembro de 2017, na residência de Nilson.

Segundo os dois, eles nunca receberam boletos de cobrança de mensalidades desde que assinaram as fichas – tampouco pagaram qualquer valor à secretaria. Eles também garantem que nunca tiveram qualquer contato pessoal ou por telefone com funcionários ou representantes do Vasco, nem receberam dinheiro ou tiveram qualquer benefício por parte do clube.

Um dos sócios relata, inclusive, que tentou comprar ingresso como sócio para o jogo contra o Vitória, mas foi impedido:

“O declarante se dirigiu à bilheteria de sócio afim de comprar ingresso para o referido jogo, porém a atendente informou que o declarante não era sócio do Vasco e que, por isso, não lhe concederia desconto, tendo o declarante comprado o ingresso como torcedor comum.”

Grilo e os sócios de Magé

Em outro relato, de um morador de Magé, a figura central é o mecânico de automóveis Claudio Marcelo de Oliveira, mais conhecido como Grilo. Ele concorreu ao cargo de vereador em Magé nas eleições do ano passado. Com o nome de "Grilo da Oficina", ele concorreu pelo PRTB e teria contado com apoio de Nilson Gonçalves.

O depoente afirma que foi procurado pelo mecânico entre março e maio de 2017 para saber se gostaria de se associar ao Vasco, “que para receber o título, (...) não precisaria pagar nada, apenas votar em Eurico Miranda na data da eleição.”.

Além da testemunha, sua mãe e seu irmão também assinaram as fichas, mas não preencheram campo algum, “para posterior preenchimento”. Meses antes da eleição, o sócio recebeu um telefonema de uma funcionária do Vasco que seria sobrinha de Nilson, cobrando a entrega de fotografias para a confecção da carteirinha.

O sócio afirma ainda que ele e seu irmão foram levados por Grilo para São Januário no dia da eleição. Sua mãe e sua irmã foram conduzidas por sobrinhos de Nilson Gonçalves. Segundo a testemunha, sua irmã, apesar de não ser sócia, também votou na eleição.

Em dado momento do relato, o sócio explica o procedimento para regularizá-lo:

"Ao chegar para votar, acompanhado de seu irmão e Grilo, o declarante foi encaminhado à urna sete(...). Diante disso, dez contato com Grilo e perguntou se haveria algum problema, sendo orientado por Grilo a ficar tranquilo, uma vez que a ficha já estaria sendo preenchida desde outubro de 2015 e com mensalidades pagas. Que Grilo ficou de enviar os boletos pagos posteriormente ao declarante por intermédio de X (funcionária do Vasco e sobrinha de Nilson), enviando, inclusive, os dos familiares do declarante. Que Grilo afirmou que as mensalidades continuariam a ser pagas por sua equipe por um grande lapso temporal, para não levantar suspeita. Que foi orientado por Grilo, caso questionado, a afirmar que pagou as mensalidades em dinheiro."

O caso

A Justiça determinou que 691 sócios do Vasco votassem numa urna separada na eleição - todos eles se associaram nos dois últimos meses de 2015, quando se registrou um número acima da média de adesões.

Na eleição, esta urna fez a diferença na vitória de Eurico: 90% dos votos foram a favor do presidente. A desembargadora Maria Cecília Pinto Gonçalves pediu que o clube comprovasse a regularidade dos 475 sócios que votaram - os documentos foram entregues na noite de terça-feira.

Agora, um perito judicial irá analisar os documentos e dar um parecer, para que a desembargadora tome uma decisão sobre anular ou não os votos da urna. Em caso de anulação, Julio Brant, candidato da oposição, ultrapassa Eurico na votação.

O GloboEsporte.com procurou a assessoria do Vasco para prestar esclarecimentos em relação ao tema, mas ainda não obteve retorno. A reportagem também fez contato com Nilson Gonçalves, mas não conseguiu uma resposta.

Um depoente foi procurado pelo GloboEsporte.com, mas negou que tivesse ido à delegacia. Com os outros dois, não foi possível fazer contato.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri