Futebol

Diretoria volta a se reunir nesta sexta (22) com Luxemburgo

A próxima temporada já começou para o Vasco. Com 44 pontos no Campeonato Brasileiro, distante da zona do rebaixamento e em 10º lugar, o Cruz-Maltino está pensando em 2020. O primeiro passo, porém, é definir a permanência ou não do técnico Vanderlei Luxemburgo. Por isso, o clube vai se reunir com o treinador nesta sexta-feira. Em pauta: planejamento.

Depois do empate em 1 a 1 com o Goiás, na última segunda-feira, o presidente Alexandre Campello teve uma rápida conversa com Luxemburgo, mas ainda informal. Nesta sexta, o dirigente e o técnico vão conversar novamente para discutir a próxima temporada do Vasco, colocar ideias na mesa, números em papéis e rascunhar o que está por vir.

Contratado no meio de 2019, Luxemburgo tem contrato apenas até o fim de dezembro. O futuro ainda é incerto. Para renovar, o técnico quer ouvir o planejamento que será apresentado pelo Vasco, o que ainda não aconteceu. A expectativa é de investimento maior do que na atual temporada para que o Cruz-Maltino consiga alçar voos mais altos e não lutar contra o rebaixamento no Brasileirão, por exemplo.

- Independentemente de renovar (meu) contrato ou não, o Vasco tem de pensar em coisas diferentes no ano que vem. Você não pode brigar para não cair todo ano. Quando cheguei, disse que não cair era obrigação, porque o Vasco precisa sair desse patamar. Tem de se pensar em planejamento. É fundamental que tenha planejamento. Tem de botar no papel - disse o técnico em entrevista coletiva nesta semana.

Assim como Luxemburgo, o preparador físico Antônio Mello e o auxiliar técnico Maurício Copertino não sabem se ficam em 2020. A decisão deverá partir do treinador, responsável por levá-los para o Vasco quando foi contratado.

O clube, em contrapartida, já tem suas ideias "rascunhadas" para 2020 - e Luxemburgo está nelas. A intenção do presidente Alexandre Campello é de gastar 20% a mais com salários de jogadores na próxima temporada. Em 2019, o orçamento previa R$ 38 milhões para isso, então no próximo ano o departamento de futebol teria R$ 45,6 milhões.

Mas o planejamento, ao qual Luxemburgo se refere, não é apenas financeiro. O técnico, se renovar para a próxima temporada e tiver a oportunidade de iniciar 2020 no Vasco, pretende participar da montagem do elenco, para definir prioridades, possíveis saídas, alvos e tudo o que envolver o departamento de futebol do clube.

Por isso, os próximos encontros são decisivos para o futuro do Vasco. A diretoria pretende apresentar um planejamento para Luxemburgo já nesta sexta-feira, para poder discutir mais detalhes nas reuniões seguintes.

Luxemburgo foi contratado pelo Vasco com a missão de salvar a equipe do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. À época, tinha apenas um ponto e era a última colocada na tabela de classificação. Agora, já são 44 e a tranquilidade de não ter risco de queda. O técnico comandou o time em 33 partidas: 14 vitórias, 10 empates e nove derrotas.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir