Clube

Dirigentes dos clubes do RJ projetam crescimento no PPV em 2022

Os serviços de Pay-Per-View estão em expansão fora do tradicional modelo da Globo. Pacotes da Conmebol TV, do Carioca, da Copa Nordeste e da Champions League já ultrapassam 500 mil assinantes. E há previsão de novas competições em modelo pago no mercado.

Até pouco tempo os serviços de PPV eram concentrados na Globo com pacote do Brasileiro e de Estaduais. A emissora, no entanto, abriu mão de direitos de determinadas competições: rescindiu contratos de direitos ou perdeu concorrências.

No ano passado, com a saída da Globo e da DAZN, a Conmebol criou uma parceria com Band, Sky e Claro para viabilizar um canal pago. O pacote inclui alguns jogos da Libertadores e todos da Sul-Americana. No total, serão cerca de 200 jogos no ano no pacote.

O canal já conta com 200 mil assinantes que pagam R$ 39,90 por mês. A maioria das adesões ocorre por conta de jogos exclusivos de times brasileiros, seja na Sul-Americana, Libertadores ou Recopa. Internacional e Atlético-MG terão partidas só no canal, Corinthians também na Sul-Americana. E o Palmeiras jogou só na Conmebol TV na Recopa.

Além disso, o canal passará jogos de Flamengo e São Paulo na Libertadores que também estarão no SBT. A questão é que algumas praças só poderão ver os jogos por meio do serviço pago, o que também aumenta adesões. Há expectativa de incremento nas assinaturas.

No caso do Carioca, a assinatura é pelos três meses de duração da competição. Também já foram vendidos 200 mil pacotes em diferentes plataformas. Pelas operadoras, foram 90 mil assinantes. Os canais de clubes, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, foram responsáveis por outros 110 mil compradores.

Dirigentes de clubes têm um entendimento de que esse foi o primeiro ano do PPV do Carioca, o que dificulta a comercialização. Ou seja, esperam resultado melhor no próximo ano. O ganho do campeonato, aliás, vem por meio do PPV já que as cotas da TV aberta com a Record dão menos de R$ 3 milhões para serem distribuídos a todos os clubes.

A Copa do Nordeste já tem um serviço de streaming - NordesteFC Sportingbet - que inclui todos os jogos da competição. Há ainda transmissões pelo Twicht também pagas. É um projeto pioneiro e anterior aos outros.

Já são vendidos em torno de 100 mil pacotes de PPV da Lampions - como é chamada a competição. Isso inclui todas as plataformas - não só operadoras - já que a competição é inovadora no uso de canais alternativos para transmissão.

Há ainda o canal Estádio TNT Sports que inclui jogos da Champions, Brasileiro, eliminatórias europeia e Nations League. É um pacote premium além do exibido na TNT Sports que está disponível nos canais a cabo. Sua transmissão é por streaming. Não foi possível obter o número de assinantes do canal.

Além disso, a Copa América também terá um pacote de jogos pagos operado pelo SBT. A emissora transmitirá em TV Aberta jogos da seleção brasileira e afinal. Mas, para ter acesso a outras partidas, terá de ser comprado um pacote pago.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL Esportes
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir