Futebol

Disputa acirrada por posições é vista com naturalidade no Vasco

O técnico do Vasco, Dorival Júnior, tem sofrido com diversos desfalques para armar a sua equipe para as partidas da Série B do Campeonato Brasileiro. Ao longo da disputa foram vários atletas entregues ao departamento médico, outros suspensos e, mais recentemente, o volante Souza e o meia Alex Teixeira ficaram longe da equipe por mais de um mês por estarem servindo a seleção brasileira no Mundial Sub-20, disputado no Egito.
Isso fez com que nomes que estavam esquecidos no elenco passassem a lutar por chances entre os titulares e até mesmo os considerados donos de posição se viram ameaçados. Apesar disso todos no plantel encaram a disputa com naturalidade.

\"É sempre muito ruim termos que mudar a equipe a cada partida por conta de lesões ou suspensões, mas quanto mais opções tivermos a nossa disposição, melhor. Considero qualquer disputa sadia por posições como algo bom para a equipe. Além disso, estamos em meio a uma competição que é muito longa e desgastante. Isso faz com que os desfalques apareçam e que a gente precise usar as peças de reposição\", explicou Dorival.

Ao longo da Série B as disputas estão sendo acirradas e o time, por exemplo, ainda não está definido para o confronto do próximo sábado, às 16h10 (de Brasília), contra o Bahia, no Maracanã. Na ala direita, Dorival tem promovido um revezamento entre Paulo Sérgio e Fagner, sendo que este último será titular diante dos baiano, visto que o concorrente à posição está suspenso por conta do terceiro cartão amarelo recebido contra o ABC.

Na zaga, Titi e Fernando começaram a temporada como titulares. Por motivo de lesões acabaram afastados e Vilson e Gian tiveram que dar conta do recado. Os dois primeiros retornaram nas rodadas mais recentes da Série B e retomaram o posto, mas, contra o Bahia, o treinador do Vasco não terá Fernando, outro suspenso por conta de terceiro cartão amarelo. Vilson deverá ser o escolhido, já que Gian está afastado por conta de lesão na coxa direita. Dedé corre por fora.

\"Hoje o Vasco conta com grandes opções para a zaga e isso é muito importante para que o Dorival tenha sempre condições de mandar a campo uma equipe equilibrada. Os jogadores sabem lidar com esse tipo de situação, pois aqui são todos profissionais sérios e que sabem respeitar seus colegas de profissão\", garantiu Titi.

Na lateral esquerda Ramon é considerado o dono da posição. Porém, não vai enfrentar o Bahia por conta de uma lesão no pé direito. Ernani segue então entre os onze iniciais, mas sabe que tem a sombra de Pará, que chegou a ser titular em algumas ocasiões, mas não agarrou a oportunidade, sendo, inclusive, hostilizado pelos torcedores.

No meio-campo Souza e Alex Teixeira têm grandes chances de reaparecer contra o Bahia. Porém, o primeiro passa a disputar posição com Amaral e Nilton, que aproveitaram a sua ausência para se firmarem no time.

Isso sem falar em Mateus, que tem recebido elogios de Dorival quando é relacionado. Carlos Alberto é titular absoluto na parte de armação de jogadas, mas muitas vezes atua improvisado no ataque. Isso porque Alan e Fumagalli se deram bem na criação.

No ataque, Elton, artilheiro da Série B com 14 gols, é considerado titular absoluto. Mas ao seu lado não há cadeira cativa. Além de Carlos Alberto, jogam no setor Rodrigo Pimpão, Adriano, Robinho e Aloísio Chulapa, que chegou com status de titular, mas nunca conseguiu se firmar completamente como dono da posição.

Fonte: Gazeta Esportiva