Um dos grandes responsáveis pelo acerto repentino de Dodô com o Vasco foi o próprio jogador. Para passar o Natal tranquilo com a família, o atacante quis resolver logo a sua situação e o clube que irá representar em 2010.
Apesar de interessar também ao Botafogo, o artilheiro optou pelo desafio de defender o Vasco por conta do trabalho que vem sendo desenvolvido em São Januário.
Além disso, Dodô contou com o empurrãozinho do amigo Carlos Alberto para abreviar as negociações com o clube.
Segundo pessoas ligadas ao craque, a indefinição já o deixava impaciente e o objetivo era concluir o acerto com um dos clubes interessados até sexta-feira.
Dodô não joga desde a metade de 2008, quando ainda atuava pelo Fluminense. Suspenso por doping foi flagrado em um exame de 2007 quando era do Botafogo , o atacante recebeu punição preventiva. Depois, no entanto, acabou absolvido pelo STJD. Foi aí que a Fifa e Wada (agência mundial de antidoping) interviram e o jogador foi finalmente suspenso por dois anos. A punição encerrou no último dia 7 de novembro.