Imprensa

Dois consórcios lutarão para gerir Complexo Esportivo do Maracanã

Depois de protestos do lado de fora e com um atraso de quase um hora e vinte minutos, foram conhecidos nesta quinta-feira os dois consórcios que vão brigar para gerir o Complexo Esportivo do Maracanã pelos próximos 35 anos. Os postulantes são o Consórcio Maracanã S.A., formado por Odebrecht Participações, IMX e AEG; e o Consórcio Complexo Esportivo e Cultural do Rio de Janeiro, formado por OAS, Stadion Amsterdam N.V. e Lagardère Unlimited.

O presidente da Comissão de Licitação do Maracanã, Luís Roberto Silveira Leite, vai agora analisar a documentação necessária para a validação das propostas. Não há prazo definido para que se conheça o futuro gestor do complexo esportivo. Os dois postulantes enviaram representantes para a sessão, que foi realizada no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, em Laranjeiras, Zona Sul da cidade.

O início da sessão que marca o começo do processo licitatório do Maracanã estava marcado para as 10h desta quinta-feira, mas só começou às 10h35 e os documentos só começaram a ser avaliados às 11h20. A sessão chegou a ser interrompida. Antes do início do processo, os deputados Marcelo Freixo e Janira Rocha, ambos do PSOL, tentaram garantir o acesso aos manifestantes que protestavam do lado de fora.

- É uma audiência pública e a polícia está proibindo a entrada das pessoas. Isso é ilegal - esbravejou Freixo.

O deputado tentou a liberação da entrada dos manifestantes com Regis Fichtner, secretário de Estado da Casa Civil, mas ele só permitiu a entrada de quatro representantes. Como os manifestantes que estavam do lado de fora afirmaram que não se sentiriam representados por apenas quatro pessoas, a sessão transcorreu sem a presença deles.

Durante a manhã, cerca de 200 manifestantes protestaram contra o processo licitatório do estádio. Entre eles, estavam índios que tiveram de deixar o antigo Museu do Índio, no complexo do Maracanã, em virtude da instalação no local do Museu Olímpico, e simpatizantes do movimento. O trânsito ficou complicado na Rua Pinheiro Machado, já que os manifestantes chegaram a bloquear totalmente a via.


GUERRA DE LIMINARES


O início do processo chegou a ser suspenso com uma liminar da Justiça que acatava pedido do Ministério Público do Rio - o órgão alegava indícios de irregularidades, além do suposto benefício à empresa IMX, do empresário Eike Batista. O Governo do Rio, porém, conseguiu cassar à noite a liminar e confirmou a sessão para a manhã desta quinta-feira.

Fonte: Lancenet!
  • Terça-feira, 08/09/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Independiente Santa Fé Independiente Santa Fé 0
    Copa Sul-Americana El Campín
  • Sábado, 12/09/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Terça-feira, 15/09/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Santa Fé Independiente Santa Fé
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
Artilheiro
Spinelli 8
Jogos
Vitórias 20 (39,22%)
Empates 15 (29,41%)
Derrotas 16 (31,37%)
Total 51
Gols
Marcados 67 (54,03%)
Sofrido 57 (45,97%)
Total 124
Saldo 10
Cartões
Amarelos 104 (92,04%)
Vermelhos 9 (7,96%)
Total 113