Futebol

Doriva minimiza retrospecto: "A gente quer escrever nossa história"

Na rotina de portões fechados do Vasco, Doriva se preocupa em não expor o time à pressão emocional do clássico contra o Flamengo, amanhã, às 16h, no Maracanã. A ordem de fechar os treinos, vinda do gabinete da presidência, faz parte do protocolo de uma rivalidade que o próprio treinador reconhece como muito anterior a sua chegada.

O retrospecto desfavorável nos últimos três anos, com nove jogos sem vitória sobre o Flamengo, também não é de sua total responsabilidade. Por isso mesmo, Doriva só quer saber de olhos no futuro.

— O passado pouco importa. A gente quer escrever nossa história. Esse jogo é especial, mais ainda se tratando de uma semifinal. Nosso objetivo é chegar à final e conquistar o título — projetou o treinador.

Apesar do mistério na preparação do Vasco, a única dúvida se encontra no ataque. Após ficar quase um mês tratando uma lesão na coxa esquerda, Marcinho voltou marcando gol sobre o Volta Redonda, na quarta-feira, e animou a briga por uma vaga no setor ofensivo.

Bernardo, que começou o campeonato como titular e pouco a pouco perdeu espaço, também nutre esperanças de jogar desde o início. Por outro lado, a atuação do meia-atacante no último clássico contra o Flamengo, quando entrou no segundo tempo e foi expulso, é um exemplo do que Doriva não quer ver desta vez.

— Em um jogo como esse os nervos ficam à flor da pele, mas a gente tem que se manter equilibrado para terminar a partida com 11 jogadores — destacou, lembrando que a existência de um jogo de volta no próximo fim de semana torna a semifinal uma longa partida de 180 minutos.

ELENCOS NO MESMO NÍVEL

A privacidade nos treinos do Vasco serve para acertar os mínimos detalhes dentro de campo e afinar o discurso fora dele. Para Luan, vice-artilheiro da equipe no Carioca, com 4 gols, o elenco de São Januário não deve nada ao da Gávea. Ontem, Doriva frisou que vê os rivais no mesmo nível para a semifinal, repetindo o ponto de vista do zagueiro. Mais do que surpreender o time de Vanderlei Luxemburgo, a preocupação do treinador é montar uma estratégia consistente para anular a rápida transição entre defesa e ataque do Flamengo.

— As equipes se conhecem. São jogos em que você não pode se expor muito, tem que saber jogar — frisou Doriva.

O Vasco finaliza sua preparação para o primeiro jogo da semifinal neste sábado, mais uma vez com portões fechados. O roteiro de segredos é semelhante visto antes do clássico pela Taça Guanabara. No entanto, em São Januário, só se pensa em um final diferente.

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 24/10/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 3
    Corinthians Corinthians 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 29/10/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil A definir
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 26 (43,33%)
Empates 16 (26,67%)
Derrotas 18 (30,00%)
Total 60
Gols
Marcados 83 (56,08%)
Sofrido 65 (43,92%)
Total 148
Saldo 18
Cartões
Amarelos 118 (92,19%)
Vermelhos 10 (7,81%)
Total 128