Futebol

Dorival diz que Rafael e Anderson "confundiram liberdade com libertinagem"

No dicionário, a palavra libertinagem significa “uso da liberdade sem o bom senso, acabando por transformá-la em um veículo para prejudicar a si próprio ou aos outros”. E foi com ela que o técnico Dorival Júnior definiu a atitude dos goleiros Rafael e Anderson, dispensados pela diretoria do Vasco após deixarem a concentração sem autorização por duas noites e por chegarem atrasados após o toque de recolher do último domingo, quando os atletas foram liberados para retornar ao hotel até meia-noite.

- É um fato isolado, que foge ao controle de qualquer um de nós. Você dá liberdades, e as pessoas confundem liberdade com libertinagem. Caso aconteça, como aconteceu, você precisa tomar uma decisão porque está comandando um grupo de trabalho – explicou o treinador logo no início da coletiva desta terça-feira, em Vila Velha.

Orientado pela diretoria a não divulgar o ato cometido por Rafael e Anderson, Dorival Júnior manteve a serenidade para contornar o primeiro grande problema que ocorreu desde que assumiu o comando do time. Para ele, a atitude tomada de afastar os dois atletas foi tomada em conjunto com a cúpula do futebol.

- O posicionamento da diretoria, e da comissão técnica, é de que queremos mudar alguma coisa dentro do Vasco. Para que mudemos, temos que ter todos dentro do mesmo ideal, do mesmo objetivo. Muitas coisas estão sendo levantadas de uma forma leviana, mentirosa. Quem sabe de tudo é a diretoria do Vasco, a comissão técnica. Qualquer posição tomada sem ter certeza dos fatos, pode prejudicar um profissional que é um pai de família. Essa diretoria não aceita.

Dorival descartou a participação de outros atletas na fuga de Rafael e Anderson da concentração. Para o treinador, o grupo precisa estar focado em seus objetivos e mandou um aviso aos que ainda pensam em não levar o Vasco à sério em 2009.

- Mostramos não há como você aceitar uma situação dessas. Se observarmos novamente um fato que nos tire do nosso foco, independentemente de quem seja, essa pessoa vai sair do elenco. Com o Rafael e o Anderson foram dois fatos, com um deles três fatos iguais. Não tem como voltar atrás. É uma posição já tomada, definida com tranqüilidade e equilíbrio – revelou o treinador cruzmaltino.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134