Futebol

Dorival não crê em Cruzeiro abalado em duelo de hoje contra o Vasco

Um é o líder do Campeonato Brasileiro, tem o melhor ataque da competição, mas, na Copa do Brasil, foi eliminado na quarta-feira com um gol nos últimos minutos. O outro está no meio da tabela, tem uma das piores defesas da competição, mas avançou no mata-mata nacional com duas vitórias. É assim, completamente diferentes, que Cruzeiro e Vasco se enfrentam, neste domingo, às 18h30, no Mineirão. O jogo terá transmissão em tempo real do LANCE!Net.

O time mineiro tem alguns problemas para a partida, como a ausência da dupla de volantes titular. Por outro lado, o meia Júlio Baptista está confirmado no time titular. O lateral Mayke tem chance de voltar à equipe, enquanto o atacante Dagoberto, ainda recuperando ritmo, deve começar no banco de reservas. O Vasco terá a volta de cinco jogadores, em comparação ao time que enfrentou o Nacional-AM, na quinta-feira Destaque para Juninho, que havia sido poupado.

Silêncio na Toca e foco no Brasileiro

Apesar do clima tranquilo após a eliminação na Copa do Brasil, na última quarta-feira, a diretoria do Cruzeiro resolveu vetar os jogadores e membros da comissão técnica de falarem com a imprensa. A ordem é válida até a partida contra o Vasco, no Mineirão. Segundo o diretor de futebol, Alexandre Mattos, a medida foi tomada para voltar o foco exclusivamente no Brasileiro e seguir forte na caminhada rumo ao título.

-É para preservar. Falar menos e trabalhar mais. Os jogadores e o Marcelo têm de estar focados. Não tem nada de anormal. O Cruzeiro vem bem, tivemos um golpe duro e agora precisamos retomar. Essa retomada passa por algumas coisas, entre elas fechar. Vamos deixar os caras focados – falou o diretor.

Acostumado a adiantar a equipe titular dias antes das partidas, Marcelo Oliveira fugiu da rotina e não confirmou quem começa a partida no Mineirão. No último treino da equipe, nesta manhã de sábado, o treinador fechou as portas da Toca e aumentou o mistério. Das mudanças, certo mesmo é que Júlio Baptista estará entre os titulares.

A lateral direita e o meio campo defensivo ainda geram dúvida no torcedor. Recuperado, Mayke poderá voltar à lateral, ocupada pelo veterano Ceará nos últimos três compromissos. No meio, Nilton (suspenso e machucado) e Souza (lesionado), principal dupla de volantes, não jogam. Lucas Silva herda uma vaga, enquanto Leandro Guerreiro e Henrique disputam a segunda e última posição.

Cinco retornos e uma estreia

O Vasco terá a volta de jogadores importantes no duelo contra o time que lidera o campeonato. Não atuaram Fagner, que estava em viagem, Juninho e Wendel, que foram poupados, além de Rafael Vaz e André, que já disputaram esta edição da Copa do Brasil por outros clubes. Além disso, a partida contra o Nacional-AM consolidou a titularidade de Marlone, que teve ótima atuação.

Quem não poderá jogar é o meia Pedro Ken, que está vinculado ao Cruzeiro. O jovem Willie treinou em seu lugar neste sábado e deve fazer sua estreia como titular. Com o atacante, o técnico Dorival Júnior compôs o setor ofensivo de maneira diferente do que vem fazendo: centralizado, Juninho formou um trio ofensivo acompanhado de Marlone pela esquerda e do provável estreante pela direita.

Passados os jogos da Copa do Brasil, com o Vasco classificado e a Raposa eliminada, o técnico Dorival Júnior alertou a equipe dos perigos do contronto deste domingo. Para ele, o fato do time mineiro não estar mais na competição mata-mata não torna o jogo contra o líder do Brasileirão mais fácil.

- Não penso que eles vão carregar um problema de um campeonato para o outro. Independentemente desse revés, é o líder do Brasileirão e talvez seja o time que jogue o futebol mais dinâmico nesse momento. Acredito que será um grande jogo, no qual precisaremos de uma doação grande - disse.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X VASCO

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data e hora: 01/08/13, às 18h30
Árbitro: Flavio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)

CRUZEIRO: Fábio, Ceará (Mayke), Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva, Leandro Guerreiro (Henrique), Everton Ribeiro e Júlio Baptista; Willian e Ricardo Goulart - Técnico: Marcelo Oliveira.

VASCO: Diogo Silva, Fagner, Cris, Rafael Vaz e Yotún; Abuda, Wendel, Juninho e Marlone; Willie e André - Técnico: Dorival Júnior.

Fonte: Lancenet!