Futebol

Dorival não descarta poupar Juninho contra o Coritiba

Na bagagem, uma carta na manga de peso. É mais ou menos com essa ideia que o técnico Dorival Júnior convenceu Juninho, que já estava inclinado a ir por si próprio para Curitiba, a fazer sua primeira partida fora do Rio de Janeiro neste seu retorno ao Vasco. Se de um lado o Coritiba deve ter o retorno de Alex, o treinador sabe que contar com seu camisa 8 significa uma diferença, principalmente, na bola parada. Mesmo assim, disse que ainda não sabe se ele vai jogar no Couto Pereira, no domingo às 16h. Aliás, Dorival ainda não confirmou o time, apenas adiantou que Henrique substitui Yotún, com a seleção peruana, e Tenorio entra na vaga de André, suspenso.

O técnico, os preparadores físicos, médicos e fisiologistas preparam trabalho com cuidados especiais para aproveitar o Reizinho ao máximo. Neste sábado, o técnico Dorival Júnior admitiu que o meia pode até viajar, mas nem entrar em campo. A hipótese parece improvável, mas, segundo o chefe, pode acontecer diante das circunstâncias da partida e de uma última avaliação de como estará o jogador no dia da partida.

- O problema todo é que esse mês são nove partidas, três a cada dia, então temos que ter muito cuidado com a utilização de Juninho. Ele não vinha nessa sequência de jogos nos EUA. Além do mais muda até a forma de treinamento aqui, tem um peso um pouco maior as atividades. Temos que saber administrar a condição física dele. Então estamos fazendo tudo assim, com muita conversa, para não haver problema maior - disse o treinador, antes de afirmar que Juninho pode nem jogar. - Existe sim a chance dele viajar e não jogar.

O fisiologista do clube, Daniel Gonçalves, que comanda a análise dos testes de esforço dos jogadores sempre antes e após as rodadas, explicou o acompanhamento feito com o craque, de 38 anos, e ressaltou que a questão não é poupar, e sim informar à comissão técnica que o organismo do atleta não está em condições de suportar.

- Todos jogadores no dia a dia são avaliados. Se vemos que o Juninho está bem nos testes realizados 24 horas depois dos jogos, ele é liberado. Do contrário, recomendamos que não seja exposto. Com ele, existe apenas um controle maior das cargas de treinamento, uma conversa mais frequente por se tratar de um atleta de 38 anos. E o agravante é que estamos em uma época complicada, realmente - disse o fisiologista vascaíno, referindo-se ao mês de agosto.

Fonte: ge
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Botafogo Botafogo 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (37,50%)
Empates 3 (37,50%)
Derrotas 2 (25,00%)
Total 8
Gols
Marcados 11 (64,71%)
Sofrido 6 (35,29%)
Total 17
Saldo 5
Cartões
Amarelos 6 (75,00%)
Vermelhos 2 (25,00%)
Total 8