Futebol

Drones, espectadores privilegiados... Os bastidores do Vasco em Atibaia

O Vasco estreia no Campeonato Carioca no próximo sábado, às 19h (de Brasília), contra o Madureira, e decidiu fugir da rotina do Rio de Janeiro para se preparar. Nesta segunda-feira, o Cruz-Maltino completa uma semana em Atibaia, hospedado em um hotel cinco estrelas e com a paz necessária para pensar apenas na temporada.

Desde o primeiro dia no interior de São Paulo, o Vasco já realizou nove treinamentos: diversas atividades físicas, treinos para aprimorar finalizações, testes rotineiros de início de ano e dois jogos-treino.

O primeiro teste do Cruz-Maltino em 2019 terminou empatado em 1 a 1 com o Bragantino, com gol de Moresche, no dia 10 de janeiro. O segundo foi a vitória por 4 a 3 sobre o Atibaia, com gols de Marrony (duas vezes), Thiago Galhardo e Yan Sasse.

O técnico Alberto Valentim tem testado diversas possibilidades de formação para a estreia no Campeonato Carioca, mas ainda não definiu quem será titular. Tem, porém, alguns setores praticamente certos.

O goleiro será Fernando Miguel. A zaga deve ser formada por Cáceres, Werley, Leandro Castan e Danilo Barcelos. O meio de campo, de acordo com os últimos treinos, está sendo pensado com Raul, Lucas Mineiro e Bruno César. O ataque, pelo menos o mesmo que esteve com os demais jogadores já citados, tinha Yan Sasse, Ribamar e Caio Monteiro.

Enquanto não estão em campo treinando, quase todos os dias em dois períodos, de manhã e à tarde, os jogadores se divertem como podem. Alguns assistem a séries e filmes, outros optam pela leitura, uma terceira parte joga videogame... Tem até quem aposte num boliche que fica no próprio hotel do Vasco.

Fato é que o tempo de diversão tem sido curto. Apesar das diversas quadras de tênis, as inúmeras atividades, os vários campos de futebol, as muitas atrações, o elenco cruz-maltino tem praticamente só treinado e descansado.

Departamento médico e de análise de desempenho trabalham sem parar. Os responsáveis pela saúde do elenco analisam os dados dos treinamentos para definirem cargas de treinos, quem será poupado, quem poderá participar da próxima atividade (Bruno César, por exemplo, não enfrentou o Atibaia neste domingo por causa do risco de lesão).

Os analistas de desempenho, ao mesmo tempo, juntam o máximo de informações da preparação do Madureira, adversário do Vasco na estreia do Campeonato Carioca, para passar ao técnico Alberto Valentim explicar a estratégia da equipe aos jogadores, em palestras realizadas em um teatro do hotel.

Durante as atividades em Atibaia, um drone sobrevoa o campo separado para o Vasco e registra, de cima, tudo o que acontece.

Bruno César tem se destacado nos treinos dos quais participa. Quem viu os trabalhos de finalizações garante que o meia, contratado para esta temporada, foi um dos que mais fez gols - se não o que mais fez.

- Só errou um ou dois chutes - disse um espectador das atividades.

O Cruz-Maltino retorna ao Rio de Janeiro na quarta-feira. Ainda treina quinta e sexta antes da estreia no Campeonato Carioca.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário