O confronto sem sal entre Duque de Caxias e Icasa definitivamente não prestou a merecida homenagem aos pouco mais de 400 torcedores pagantes que foram bravos o suficientes para comparecer a São Januário, na tarde deste sábado. Ainda assim, o clube da Baixada fez o mínimo ao abrir o placar e bater o Icasa por 1 a 0, com gol de André Luís, para não passar em branco.
Com o resultado, o Duque pode saltar na rodada até para o sétimo lugar, agora com 35 pontos. Essa foi a segunda vitória da equipe de Gilson Kleina no estádio do Vasco, terceira casa oficial na competição, mantendo os 100% de aproveitamento. Já o rival retorna para o Ceará estacionado nos 29 pontos e cada vez mais preocupado com o rebaixamento à Série C.
O JOGO
O equilíbrio deu o tom da partida desde o início. Mas, mostrando sofrível apuração técnica, os jogadores se limitavam a tentar lançamentos tortos ou intimidar o adversário com entradas ríspidas na marcação. Um pouco melhor, o Tricolor criou chance de gol Somália, de cabeça, e garantiu mais posse de bola. Já o Icasa desperdiçou incrível oportunidade com Assisinho, sozinho.
Na volta do intervalo, a monotonia permaneceu. E só foi afastada, de fato, quando Gilson Kleina começou a mexer na formação do Duque, que caprichou mais. A defesa do Verdão do Cariri, por sua vez, dava muitos espaços e o gol dos cariocas amadurecia. Até que, aos 20, André Luís ganhou duelo contra Luiz Gustavo e tocou na saída do goleiro Marcelo Pitol.
A movimentação no placar finalmente despertou a galera e os jogadores em campo. Enquanto seguidos contragolpes foram atirados no lixo por Leandro Chaves e Geovane Maranhão, o Icasa parava ora na trave, ora em Lopes. No finzinho, a pressão cearense quase surtiu efeito. Mas nada que tirasse os três pontos do Tricolor, em franca ascensão, apesar do futebol duvidoso.
Pela 26ª rodada da Série B, agora, o Duque visitará o América de Natal. Já o Icasa tem duro compromisso com o Bahia, novamente fora de casa, no Pituaçu.