Futebol

É hoje! Vasco encara o Atlético-PR visando acabar com seca de vitórias

O Vasco visita o Atlético-PR, neste sábado às 22 horas (de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba-PR, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, protagonizando verdadeiro choque de opostos. O Furacão, que vem de três triunfos consecutivos, sendo o mais recente por 1 a 0, sobre o Figueirense, lidera com 12 pontos. Já o Cruz-Maltino, que ainda não ganhou na competição e aparece na zona de rebaixamento, com apenas três unidades reunidas, junta os cacos após a derrota de 3 a 0 para a Ponte Preta, em São Januário.

A crise do Vasco tem tirado o sono de muitos na Colina, a começar pelo técnico Doriva, que reconhece a necessidade de reagir rapidamente na competição, para não começar a correr maiores riscos à frente da formação carioca.

"Logicamente que ninguém está satisfeito com o que está acontecendo com o time. Não estamos mais conseguindo repetir as atuações de antes, quando tínhamos sempre o domínio de jogo, mesmo quando a gente não conseguia a vitória. É preciso reagir rapidamente e estão todos comprometidos com isso. Precisamos mudar o mais rapidamente possível a nossa realidade", disse Doriva.

Os jogadores do Vasco já dão sinais de que realmente estão se sentindo pressionados por causa da posição na tabela de classificação, impulsionada pela sequência negativa. Um dos líderes do plantel, o zagueiro Rodrigo lembrou que o jogo deste sábado se tornou crucial e será disputado em condições adversas.

"Não podemos ficar adiando a reação, pois senão a coisa começa a ficar complicada, mas logicamente que vamos enfrentar um jogo ainda mais complicado e em situação adversa. Isso porque vem o líder da competição e jogando em casa, com o apoio da torcida. O Atlético Paranaense é tão qualificado quanto a Ponte Preta e precisamos de cuidados", avisou o xerife vascaíno.

Se não bastasse a fase ruim, Doriva ainda tem muitos problemas para o compromisso. O goleiro Jordi e o atacante Gilberto foram expulsos diante da Ponte Preta e cumprem suspensão, assim como o volante argentino Guiñazú, advertido com o terceiro cartão amarelo no mesmo jogo. Para o gol, como o titular Martin Silva está integrando a seleção do Uruguai na Copa América, Charles será o titular, enquanto que Lucas ganha a vaga de Guiñazú.

Disposto a melhorar a criatividade do meio-campo, o treinador vai promover a estreia do argentino Emanuel Biancucchi, que assume o lugar de Gilberto. No ataque, Dagoberto sofreu uma lesão muscular na coxa, é outro desfalques e deve ser substituído por Thalles.

Pelo lado do Atlético, o técnico Milton Mendes não quis falar muito da crise do adversário, mas deixou claro que seu time vai tratar o duelo deste sábado como uma verdadeira decisão.

"Estamos na liderança e conseguindo bons resultados, porque pensamos em um jogo de cada vez. Sempre projetamos a próxima partida como sendo a mais importante e isso é o segredo do nosso sucesso. Não sabemos se vamos conseguir nos manter sempre entre os primeiros, pois outros times vão se qualificar por conta do poderio financeiro e subir de produção. Mas vamos seguir fazendo nosso campeonato com tranquilidade, pensando sempre no próximo compromisso. Nosso foco agora é o Vasco", disse o dono da prancheta rubro-negra, evitando criar expectativas na torcida paranaense.

Milton Mendes, que vem encaixando a equipe atleticana de acordo com sua filosofia, não terá novos desfalques, mas nem por isso não têm dúvidas para escalar. Uma delas é a permanência ou não do atacante Cléo no time. Uma possibilidade, que já aconteceu na vitória diante do Figueirense, é a entrada de Giovanni, reforçando o meio-campo.

O momento de confiança também ter servido para recuperar alguns atletas, como o meia Nikão, autor do gol da vitória no meio de semana, que alerta para a necessidade de manter os pés no chão. "Tenho voltado ao ritmo de jogo. Agora, é dar continuidade. O time está bem e a confiança voltou", disse, em entrevista após a partida. Nós, jogadores, nunca duvidamos da nossa capacidade. Mas, temos que saber que não ganhamos nada ainda. Temos que manter os pés no chão. Sábado tem mais", avaliou.

A partida deste sábado vai marcar o reencontro de Vasco e Atlético-PR após a última rodada do Brasileirão de 2013, quando os dois times se enfrentaram em Joinville-SC e um tumulto entre as duas torcidas gerou mortes e feridos em estado grave. Naquela ocasião o Cruz-Maltino acabou rebaixado para a Série B, após ser goleado por 5 a 1. Os órgãos competentes já avisaram a torcidas organizadas da formação carioca que elas estão proibidas de comparecerem ao estádio neste sábado.

FICHA TÉCNICA 
ATLÉTICO-PR x VASCO

Local: Arena da Baixada, em Porto Alegre (RS) 
Data: 6 de junho de 2015 (Sábado) 
Horário: 22 horas (de Brasília) 
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP) 
Assistentes: Fábio Pereira (Fifa-TO) e Rogério Pablos Zanardo (SP)

ATLÉTICO-PR: Weverton; Eduardo, Gustavo, Kadu e Natanael; Otávio, Hernani e Nikão (Jadson); Cléo (Giovanni), Douglas Coutinho (Ytalo) e Walter
Técnico: Milton Mendes

VASCO: Charles; Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Lucas, Diguinho, Julio dos Santos e Emanuel Biancucchi; Thalles e Rafael Silva
Técnico: Doriva

Fonte: ESPN