É hoje! Vasco encara o Fluminense em São Januário

19/07/2018 às 08h00 - FUTEBOL

Vasco e Fluminense fazem o clássico da 13 rodada do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). O jogo é importante para ambos os times transmitirem confiança a seus torcedores, desconfiados com notícias negativas e por conta de um ano irregular.

O Vasco soma 15 pontos, um a mais que o Fluminense e ambos perambulam na parte intermediária da tabela de classificação. O Cruz-Maltino já entrou em campo no pós-Copa, na segunda-feira, quando venceu o Bahia por 2 a 0, mas acabou eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil pois perdeu na ida por 3 a 0. O time foi eliminado de forma precoce na Copa Libertadores e perdeu a final do Campeonato Carioca para o Botafogo quando vencia até os acréscimos do segundo tempo.

A situação não é pior que a do Fluminense, que sequer foi finalista no Estadual e foi eliminado antes mesmo de chegar às oitavas da Copa do Brasil. No Brasileirão, perdeu os últimos quatro jogos, sendo o mais recente o 1 a 0 para o Santos em casa. Além disso, no recesso para a Copa do Mundo, perdeu uma de suas principais forças, o técnico Abel Braga, que pediu demissão alegando desgaste. Marcelo Oliveira assumiu e vai estrear neste jogo, já buscando a vitória.

“Logicamente que é importante voltar com vitória ao Campeonato Brasileiro. Mas também sabemos que é um clássico e muito complicado, pois o rival também precisa ganhar. Espero que tenha conseguido transmitir bem nossa proposta para que tenhamos um bom desempenho”, disse Marcelo Oliveira.

A necessidade de vitória realmente é um sentimento compartilhado pelas duas equipes do clássico.

“Ganhar é muito importante nesta volta do Campeonato Brasileiro pois perdemos pontos importantes jogando em casa e não podemos mais vacilar”, disse o goleiro Martín Silva, que serviu à seleção uruguaia na Copa do Mundo de 2018, disputada na Rússia e conquistada pela França.

Para ganhar em casa os vascaínos esperam contar com o apoio da torcida.

“Antes do jogo com o Bahia foram cinco mil ao treino em dia de final de Copa do Mundo. Isso mostra a força da torcida. Precisamos desse apoio mais do que nunca”, convocou o técnico Jorginho.

Os tricolores sabem que vão enfrentar pressão pelo fato de o Vasco jogar em casa.

“Normalmente, jogamos no Maracanã. Respeitamos a decisão do Vasco, o estádio é deles. No Campeonato Brasileiro é comum sofrer pressão fora de casa. O importante é ter equilíbrio e saber lidar bem, fazendo a leitura certa do jogo e buscando a melhor estratégia para ganhar”, disse o zagueiro Gum.

O Vasco tem problemas para este jogo. O lateral-direito Rafael Galhardo, que teve traumatismo craniano encefálico leve, foi vetado, o que configura como uma dificuldade, pois Lenon, que sentiu dores na coxa direita, também não tem condições de jogo. Um caminho é usar Yago Pikachu no setor, abrindo vaga no meio para Thiago Galhardo. O lateral-esquerdo Ramon, substituído porque sentiu um desconforto no músculo posterior da coxa direita, teve lesão confirmada e está fora. Henrique será seu substituto. Suspenso, o zagueiro Breno cede o posto a Paulão.

Pelo lado do Fluminense, negociado com o Corinthians, o volante Douglas cede o posto a Dodi. Com lesão no tornozelo direito, o lateral-direito Gilberto desfalca o Fluminense, abrindo vaga para Leo. Marcos Júnior ganhou a disputa com Robinho e será o companheiro de ataque de Pedro. O zagueiro Digão, contratado junto ao Cruzeiro, estreia compondo o setor com Gum.

FICHA TÉCNICA

VASCO X FLUMINENSE

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 19 de julho de 2018 (Quinta-feira)

Horário: 20h(de Brasília)

Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)

Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)

VASCO: Martín Silva, Yago Pikachu, Paulão, Ricardo Graça e Henrique; Leandro Desábato, Andrey, Wágner, Thiago Galhardo e Giovanni Augusto; Andrés Ríos

Técnico: Jorginho

FLUMINENSE: Júlio César, Leo, Gum, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Jadson, Dodi e Junior Sornoza; Marcos Junior e Pedro

Técnico: Marcelo Oliveira

Foto: Lancenet São Januário
São Januário

Fonte: ESPN Brasil

Mercado

Não Confirmado

Você aprova a saída de Martín Silva?

Especulações Mercado