Futebol

É hoje! Vasco enfrenta o RB Bragantino buscando 2ª vitória com Luxemburgo

Leonardo “Colo” Gil não é goleador como Germán Cano e nem criativo no meio igual a Benítez. Argentino assim como os dois principais xodós da torcida do Vasco, o volante se faz relevante pela constância. Em forma, sem lesões, já com anticorpos para a Covid-19 quando foi contratado, jogou 17 das 18 partidas possíveis. Nesta quarta-feira, vai para a 18ª contra o Bragantino, fora de casa, às 21h30, pelo Campeonato Brasileiro.

A partida que perdeu foi para cumprir suspensão após levar três cartões amarelos. Desde sua estreia, contra o Corinthians, no dia 21 de outubro, ninguém atuou mais do que ele pelo Vasco.

Léo Gil rapidamente ganhou a concorrência interna pela posição de segundo volante — Marcos Júnior e Fellipe Bastos eram as outras opções para o setor —, virou peça importante no time e se tornou o principal cobrador de escanteios e faltas na direção da área. Ele, inclusive, foi contratado com a fama de ter qualidade no quesito. Entretanto, o desempenho nas batidas não tem sido dos melhores até agora. O argentino admite que precisa melhorar:

— Creio que os vídeos que viram sobre mim foram do meu trabalho. Acredito que a qualidade da bola parada eu sempre tive, já me saí bem, outras vezes não tanto. Tenho de treinar mais.

O jogadore 29 anos e contrato até junho compensa a má fase nas faltas com virtudes no passe e na recomposição defensiva. Isso, somado ao fato de praticamente não perder jogos, explica porque se firmou como parte da espinha dorsal do Cruz-Maltino.

Foi assim com Ricardo Sá Pinto — ambos estrearam na mesma partida — e tem sido o mesmo sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

Falta cumprir com o objetivo traçado desde que foi contratado: levar o Vasco para longe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A diferença atual é de apenas três pontos, muito pouca a nove partidas do fim da competição.

Para o jogo em Bragança Paulista, Luxemburgo deve escalar Martín Benítez como titular. O argentino, reemprestado pelo Independiente, saiu do banco de reservas contra o Coritiba, jogo em que o Vasco perdeu por 1 a 0.

Fonte: Extra
  • Quinta-feira, 12/06/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (34,29%)
Empates 10 (28,57%)
Derrotas 13 (37,14%)
Total 35
Gols
Marcados 44 (53,66%)
Sofrido 38 (46,34%)
Total 82
Saldo 6
Cartões
Amarelos 76 (97,44%)
Vermelhos 2 (2,56%)
Total 78