A goleada por 5 a 1 sobre o Internacional foi o bastante para o Vasco recuperar a autoestima, voltar a fazer contas e enxergar novamente a possibilidade de alcançar o G-8 nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. A posição colocaria o time de Fernando Diniz mais próximo da Libertadores na próxima temporada.
Depois de cinco derrotas consecutivas, as chances haviam diminuído drasticamente, mas o clube viu grande parte dos concorrentes no meio de tabela tropeçar na última rodada e a possibilidade voltar à pauta dentro do clube. Há o entendimento de que o cenário ainda é distante, mas, com uma vitória em São Januário, o Vasco seguirá vivo até a última rodada na briga.
A goleada sobre o Inter também foi considerada como fundamental no processo de recuperação do estado anímico do elenco às vésperas dos jogos decisivos pela Copa do Brasil contra o Fluminense.
De acordo com os cálculos feitos pelo Gato Mestre, o Vasco tem 6,27% de chances de alcançar a oitava posição. A equipe, claro, mira o título da Copa do Brasil no fim do ano para garantir a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores 2026. Mas, caso não seja o campeão, o G-8 para a competição estará formado em caso de título de Cruzeiro ou de Fluminense.
A vitória sobre o Mirassol tornou-se fundamental para chegar à última rodada com possibilidades reais de lutar por uma vaga no G-8. Neste momento, o Vasco está a três pontos do São Paulo, atual oitavo colocado, e está a um de distância de Corinthians e Grêmio, nono e décimo, respectivamente.
O time de Fernando Diniz, porém, tem vantagem nos principais critérios de desempate, em caso da possibilidade de terminar empatado em número de pontos com seus principais concorrentes na última rodada. O Vasco tem uma vitória a mais em relação a Corinthians e Grêmio, e o mesmo número de triunfos comparado ao São Paulo. A equipe também tem ampla vantagem no saldo de gols para todos os adversários no meio da tabela e é o único com saldo positivo.
A partida com o Mirassol desta terça-feira marca a despedida do time de São Januário neste Campeonato Brasileiro. Na edição de 2025, o Vasco oscilou bastante em seu estádio e chega ao último compromisso com 57,1% de aproveitamento em 14 jogos. Até aqui, foram sete vitórias, três empates, quatro derrotas em casa pela competição.
A equipe fecha sua participação no Brasileirão contra o Atlético-MG, na Arena MRV. O jogo acontece no próximo domingo. O duelo poderá significar um confronto direto por posição entre as equipes, que têm os mesmos 45 pontos na tabela neste momento.
Mais lidas