Outros Esportes

e-Sports: Vasco vem investindo em novas modalidades esportivas

Com 123 anos de história, foram nas águas e nas inspirações náuticas que deram início a um legado esportivo do Vasco. Mais de um século depois, o Gigante da Colina é reconhecido também por suas conquistas futebolísticas, com uma das maiores torcidas do Brasil. Mas as raízes e as modernidades do mundo dos esportes seguem presentes e em evolução. O clube, ao longo dos anos, tem investido em outras modalidades esportivas, além do clássico futebol brasileiro. Passando pelos tradicionais remo e atletismo, até novidades como o eSports.

Nos Jogos Paralímpicos, o Vasco pôde torcer e acompanhar resultados de um processo de amadurecimento esportivo. Mesmo a trajetória do esporte para pessoas com deficiência ser recente no clube, iniciada em 2004, ressalta uma história centenária de se transformar em agente da inclusão social no Brasil. Em 2021, anunciou a implantação do Programa Vasco Paralímpico (PVP), em parceria com o Instituto Internacional Correr Bem (ICB), para desenvolver ainda mais essa área e permitir o acesso através da prática de esportes paralímpicos.

Os torcedores vascaínos também podem vibrar pelo time nos jogos eletrônicos. Os eSports há muito tempo deixaram de ser só diversão e tem se tornado cada vez mais profissionalizado. O Vasco eSports está na disputa da Série B da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) 2021, no sistema de pontos corridos com partidas sendo realizadas até 21 de outubro e grande final no dia 23 de outubro. Este ano 36 equipes que buscam uma vaga na Série A.

E depois dos esportes atuais em ascensão, o que poderia vir de novas modalidades nos clubes brasileiros, e não só no Vasco? Diferentes games e jogos de estratégia, que podem ser disputados presencialmente ou de forma online, têm ganhado espaço e exigido disciplina de muitos competidores. Há anos, por exemplo, os estilos do poker e dos eSports têm se cruzado, com muitas habilidades e crescente audiência, mas devem estar mais alinhados ainda no futuro. Já se discute a possibilidade de integrarem Jogos Olímpicos.

Trajetória Esportiva

Em 21 de agosto de 1898, era fundado o Club de Regatas Vasco da Gama. Começou a participar de competições de remo no ano seguinte, em 1899. Na década de 1910, já era consolidado como o maior clube náutico do Rio de Janeiro. As conquistas de regatas incluem diversos títulos cariocas de remo masculino, Campeonato Brasileiro Masculino e Feminino, Troféu Brasil de Remo e Troféu Brasil Unificado.

Por volta de 1925, o Club de Regatas já expandia nas iniciativas para outros esportes. As braçadas começaram inicialmente com a maratona aquática. No final da década 1940, o Vasco já competia nas piscinas, tendo construído seu parque aquático. Entre 1990 e 2000, com o projeto olímpico vascaíno, nomes importantes da natação representava o clube no mundo todo, entre eles Gustavo Borges, Luiz Lima, Edvaldo Valério e Fabíola Molina, além de atletas estrangeiros. São muitas medalhas para contar.

No atletismo, o Vasco fez história, assim como no futebol, como primeiro clube a incluir negros, abrindo oportunidade para todos os jovens e defendendo as causas atléticas. As primeiras vitórias nessa modalidade vieram em 1933. Desde então, principalmente após a década de 1970, uma gama de atletas talentosos iniciaram carreira ou se consolidaram passando pelo clube.

Desde a década de 1950, ainda nos primeiros formatos de competições amadoras, o futsal do Gigante da Colina foi se especializando e contribui para produção e formação de craques também para o futebol de campo. No beach soccer, o primeiro título carioca veio em 1999 e o sucesso nas areias consagrou o Vasco como o maior time do país nos últimos anos.

Os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, marcaram o início do boliche no Vasco. Foi quando em 1999 o clube contratou os principais profissionais que iriam disputar a competição. A equipe é destaque no cenário nacional, com diversos títulos. Já o futebol de mesa do Vasco começou em 2004, competindo até hoje nos principais campeonatos regionais e internacionais.

O Vasco da Gama Patriotas surgiu da união de jogadores e dirigentes de equipes de futebol americano masculino do Rio de Janeiro, que sentiram a necessidade de uma maior profissionalização na disputada do principal campeonato nacional. A parceria com o Vasco da Gama foi anunciada em 2010. Já o feminino foi oficializado pelo clube em 2012, porém existe desde 2004, iniciado em Saquarema, sendo o time mais antigo e ainda em atividade no país.

Fonte: Papo na Colina
Loading...
  • Domingo, 19/09/2021 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Cruzeiro Cruzeiro 1
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Sexta-feira, 24/09/2021 às 21h30
    Vasco Vasco
    Brusque Brusque
    Campeonato Brasileiro - Série B Augusto Bauer
  • Segunda-feira, 27/09/2021 às 20h00
    Vasco Vasco
    Goiás Goiás
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Sexta-feira, 01/10/2021 às 21h30
    Vasco Vasco
    Confiança Confiança
    Campeonato Brasileiro - Série B Arena Batistão
  • Sábado, 09/10/2021 às 16h30
    Vasco Vasco
    Sampaio Corrêa Sampaio Corrêa
    Campeonato Brasileiro - Série B Castelão-MA
  • A definir
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Náutico Náutico
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir