Futebol

Edmundo aproveita longo intervalo de jogos para fazer preparação especial

Aos 37 anos, Edmundo não tem mais o vigor de garoto de dez anos atrás. Por isso, desde os últimos anos no Palmeiras o jogador desenvolve um trabalho especial para render o máximo de sua capacidade atual. Agora, repete a dose no Vasco para brilhar como fez na última partida da equipe, contra o Criciúma, no dia 23 de abril. Tudo cercado de moderação.

Destaque na classificação do Vasco em Florianópolis, Edmundo correu e mostrou força nos lances como há um bom tempo não se via.

Da eliminação do clube no Campeonato Carioca, no dia 12 de abril, até a partida de volta contra o Criciúma, no dia 23, foram nove dias para Edmundo se preparar. E o resultado deu certo.

Em2006 e 2007, o Animal encontrou no Palmeiras as condições para desenvolver o trabalho e jogar, na maioria das vezes, apenas uma vez por semana. Desta maneira, o atacante rendia bem e contribuía com a campanha da equipe. Preparador físico do Verdão, Anselmo Sbraglia acompanhou Edmundo e o instruiu no trabalho especial. E garante que o Animal pode render bem com o trabalho específico.

– Pela característica do Edmundo e pela sua idade, o trabalho dava ênfase na força. Muita musculação para facilitar a potência muscular durante as partidas. Além disso, ele era muito disciplinado e seguia à risca tudo elaborado – disse Anselmo.

Além do trabalho com todo o grupo, Edmundo realizava um trabalho especial de cerca de 50 minutos, duas a três vezes por semana, no Palmeiras. E brilhava. No último intervalo de jogos, o atacante teve nove dias para se preparar e foi o melhor em campo. Agora, terá 13 dias para se condicionar e voltar a ser o bom e velho Animal dos áureos tempos.

Confira  como é a preparação especial de Edmundo:
Musculação: Geralmente, quando o grupo do Palmeiras se dedicava a um trabalho aeróbio (capacidade pulmonar), Edmundo seguia para a musculação. Segundo o preparador físico Anselmo Sbraglia, o Animal, por já ser um atleta de idade avançada (37 anos) precisa de um trabalho para proporcioná-lo o máximo de força muscular durante as partidas.

Trenó de borracha: Edmundo utilizava muito o equipamento. Uma fita é presa à sua cintura e fica amarrada até um peso no chão. Com isso, o atacante corre arrastando o peso, dando a impressão de que carrega um trenó. A prática contínua deste exercício aumenta a resistência do jogador.

Cones para mudança de rápida de direção: Cones são colocados no chão e o jogador deve ultrapassá-lo com a maior velocidade que conseguir, sempre mudando de direção. A prática ajuda a manter a velocidade de Edmundo, que aos 37 anos já não tem o mesmo vigor físico, por exemplo, de 97, quando teve a melhor temporada da carreira e foi artilheiro do Campeonato Brasileiro.

Freqüência dos treinos: Geralmente, a preparação especial de Edmundo era feita de duas a três vezes por semana. Se o trabalho fosse realizado sem bola, levava em torno de 50 minutos. Já utilizando a pelota, a atividade durava, aproximadamente, 20 minutos.

Fonte: Lance
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13