Política

Edmundo estuda gestão esportiva e quer participar da política do Vasco

Quem vê o aluno compenetrado, sentado nas primeiras fileiras do auditório, mal se lembra do jogador temperamental em campo. Edmundo, quatro anos após abandonar os gramados, encara novo desafio, o de aprender a gerir um clube de futebol. Desde o dia 2 que o ex-atacante tem assistido a aulas e palestras em uma faculdade na Barra da Tijuca. O objetivo, como ele mesmo diz, é “se preparar para ajudar o Vasco”.

A iniciativa reforça o interesse de Edmundo em participar mais ativamente da vida política da Colina. Em abril, ganhou do presidente Roberto Dinamite o título de sócio proprietário benfeitor remido, o que lhe permite ser candidato a cargos dentro do clube. Cauteloso, o Animal não descarta a possibilidade de concorrer a algo em 2014.

- Não adianta viver de nome. Foi legal a minha passagem como atleta, mas a maioria das pessoas que voltam para os clubes em outra função não está preparada. Estamos discutindo aqui a profissionalização, organizando algo para o futuro, que pode ser uma candidatura ou o apoio a um candidato, não sabemos ainda - explicou.

Edmundo não está sozinho na empreitada. Com o próprio dinheiro, bancou a maior parte do custo para fechar o curso para o público em geral. Depois, convidou um grupo de vascaínos para participar. Há amigos, como o ator Eri Johnson e o ex-jogador Pedrinho, e há executivos como Albino Pinho, dono da rede de supermercados Guanabara, e Luiz Rizzo, gerente da Eletrobras.

- Começamos a reunir pessoas que gostam do clube, pessoas bem sucedidas nas suas profissões e cansadas do momento do Vasco. Vamos discutir um projeto para o clube, em cima da experiência de cada um - disse Edmundo.

Os presidentes dos quatro grandes do Rio foram convidados para participarem do curso como palestrantes. Certo mesmo até o momento, apenas o do Fluminense, Peter Siemsen. Estão confirmados nomes como o de Jackson Vasconcelos e Mário Bittencourt, diretor geral e advogado do Tricolor; Paulo Angioni, ex-diretor de futebol do Vasco; Felipe Ximenes, diretor de futebol do Coritiba; Daniel Cravo, diretor jurídico do Internacional; Rogério Dezembro, diretor da WTorre; empresa responsável pela construção do novo estádio do Palmeiras; e Júlio Mariz, ex-presidente da Traffic.

- As aulas estão sendo esclarecedoras. Estamos nos aprofundando no futebol. É preciso estar preparado para fazer alguma coisa - concluiu Edmundo.

Fonte: Extra Online
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Jogos
Vitórias 0 (0,00%)
Empates 0 (0,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 0
Gols
Marcados 0 (0,00%)
Sofrido 0 (0,00%)
Total 0
Saldo 0
Cartões
Amarelos 0 (0,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 0