Futebol

Edmundo marca e Vasco vence o Duque de Caxias: 2 x 0

Na partida de número 200 de Edmundo com a camisa do Vasco, o time cruzmaltino bateu o Duque de Caxias por 2 a 0, neste sábado, em São Januário, pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual. O Animal, de pênalti, e Wagner Diniz fizeram para os mandantes.

Com isso, o Gigante da Colina chegou aos seis pontos no Grupo B. Já a equipe da Baixada Fluminense manteve os três conquistados na jornada anterior.

Ambos voltam a campo na próxima quinta-feira. Enquanto o Cruzmaltino pega o Macaé, às 21h45, em São Januário, pela terceira rodada, a equipe comandada por Marcelo Buarque enfrenta o Botafogo, às 19h30, no Engenhão.

Vasco quase não ameaça na etapa inicial

Para surpresa de muitos, foi o Duque de Caxias que dominou as ações no primeiro tempo. O Vasco mostrava certa sonolência e sequer conseguia chegar com perigo ao gol defendido por Thiago.

Com exceção de duas boas chances desperdiçadas por Edmundo, uma aos 11, após cabeçada, e outra aos 18, depois de chute defendido pelo arqueiro adversário, a equipe da Baixada Fluminense poderia ter aberto o marcador após arremates de Geovani, aos 25, e Tubarão, aos 26. Nas duas oportunidades, o goleiro do Vasco saiu-se bem.

Aos 40, no último lance relevante da etapa inicial, Tubarão invadiu livre e mandou uma "bomba" para a grande intervenção do arqueiro vascaíno.

Edmundo admitiu que o Vasco não teve uma boa apresentação no primeiro tempo e pediu uma postura diferente da equipe da casa. "Ficamos devendo. O time deles é arrumado e abusou em algumas faltas, mas precisamos melhorar", disse.

Edmundo, de pênalti, e Wagner Diniz asseguram vitória

O pedido do Animal fez efeito e o Vasco voltou diferente nos 45 minutos finais. As entradas de Leandro Bomfim, no intervalo, e de Jean, nos lugares de Xavier e Alan Kardec, incendiaram a equipe da casa.

A maior prova disso é que, em uma jogada de Jean, o Vasco teve um pênalti a seu favor. Edmundo bateu no meio, o goleiro defendeu, mas o árbitro mandou voltar. Na seqüência, aos 20 minutos, o Animal cobrou e fez.

Seis minutos mais tarde, Wagner Diniz tabelou com Edmundo e tocou por cima de Thiago para marcar o segundo. Aos 29, Viola foi substituído por Juninho, teve o seu nome gritado pela torcida do Vasco e ficou emocionado.

Aos 43, Jean, que entrou muito bem, mandou uma bomba no travessão de Thiago. Na seqüência, o "xará" vascaíno fez grande defesa depois de cabeçada de Renatinho.

Ficha técnica
VASCO
Tiago, Wagner Diniz, Vilson, Jorge Luiz e Calisto; Amaral, Xavier (Leandro Bomfim), Morais (Thiaguinho) e Alex Teixeira; Edmundo e Alan Kardec (Jean).
Técnico: Alfredo Sampaio

DUQUE DE CAXIAS
Thiago, Tubarão, Alessandro, Tica e Alan; Silva, Humberto, Marcelo Cardoso e Geovani (Renatinho); Fabiano (Dudu) e Viola (Juninho).
Técnico: Marcelo Buarque

Data: 08/03/2008 (Sábado)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcelo Venito Pacheco (RJ)
Auxiliares: Raimundo Araújo dos Santos (RJ) e Vilmar Raul (RJ)
Cartões amarelos: Vilson, Leandro Bomfim e Thiaguinho (Vasco); Marcelo Cardoso, Geovani, Viola, Thiago, Silva, Tubarão ( Duque de Caxias)
Gols: Edmundo, aos 20 minutos, Wagner Diniz, aos 26 minutos do segundo tempo

Fonte: UOL Esporte