Mercado

Eguinaldo tem contrato com o Vaco até o fim de 2023

Autor de um dos gols da vitória por 4 a 0 sobre o CRB nesta quinta, pela 21ª rodada da Série B do Brasileirão, Eguinaldo não tem sequer um ano completo de Vasco da Gama. Ele chegou ao clube em setembro do ano passado para jogar no sub-17, este ano é o artilheiro da equipe no sub-20 e, agora, marcou seu primeiro gol no profissional.

É só mais um passo na ascensão meteórica do atacante de 17 anos.

Eguinaldo pertence ao Artsul, clube de Nova Iguaçu, e tem contrato de empréstimo com o Vasco até o fim de 2023. O vínculo prevê a opção de compra de 70% do atacante por um valor fixo de R$ 800 mil. O clube cruz-maltino age com cautela porque o tempo de contrato é longo, e a tendência é que o caso do jovem jogador seja tratado só depois da venda da SAF para a 777 Partners.

Com idade para disputar as três próximas Copas São Paulo de Futebol Junior, Eguinaldo completa 18 anos daqui a duas semanas. Ele subiu junto com Marlon Gomes para um período no profissional, foi relacionado pela primeira vez na derrota para o Sampaio Corrêa, em São Luís, e entrou no segundo tempo dos últimos dois jogos (Ituano e Vila Nova) antes de fazer o gol contra o CRB.

Com o apito final, o menino ajoelhou no gramado, desabou em lágrimas e logo foi cercado pelos companheiros, que festejaram muito e o ergueram para o alto. Em seguida, antes de se dirigir para o vestiário, foi até a torcida e ouviu gritos altos de "ah, é Eguinaldo! Ah, é Eguinaldo!".

- É uma emoção inexplicável. Foi o primeiro gol e ainda aqui com São Januário lotado. Essa torcida é sensacional. Estou muito feliz - disse ele na saída de campo.

Apesar de ser o primeiro pelo Vasco, o gol contra o CRB não foi o primeiro de Eguinaldo como profissional. Em setembro do ano passado, quando havia acabado de completar 17 anos, ele marcou pelo time principal do Artsul na derrota para o Madureira, na Copa Rio.

Aposta do Vasco

Destaque primeiro no sub-20 e depois no profissional do Artsul, Eguinaldo despertou o interesse de alguns clubes no fim do ano passado. Incluindo os quatro grandes do Rio.

O jovem atacante chegou a ser liberado para fazer um mês de testes no Fluminense, mas acabou não sendo aprovado. Botafogo e Flamengo também chegaram com propostas, mas ambas ainda previam um período de avaliação. O Vasco foi o único que apresentou uma oferta para levá-lo direto para o sub-17, sem escalas.

Ele foi uma aposta que deu certo do Núcleo de Análise de Mercado e Captação do Vasco, liderado pela dupla Mazinho Patrão e Welington Adriano. Gerente-geral da base do clube, Rodrigo Dias explicou ao ge como se deu o processo de contratação de Eguinaldo.

- Nós observamos Eguinaldo por 3 oportunidades in loco no Carioca Profissional da A2, com 17 anos, jogando pelo Artsul. Identificamos nele um atleta com boa reserva de evolução, demonstrando também nos jogos ser um atleta com boa capacidade de finalização, ambas as pernas e cabeceio, fisicamente privilegiado, competitivo e dinâmico. Trouxemos ele para o Vasco em Setembro do ano passado (2021) e, aos poucos, seu potencial vem sendo desenvolvido por toda a nossa equipe de profissionais - disse Rodrigo.

Fonte: ge
  • Sábado, 13/08/2022 às 11h00
    Vasco Vasco 3
    Tombense Tombense 1
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 18/08/2022 às 20h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Campeonato Brasileiro - Série B Rei Pelé
  • Domingo, 28/08/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série B Fonte Nova
  • Quarta-feira, 31/08/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Guarani Guarani
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Sábado, 03/09/2022 às 16h30
    Vasco Vasco
    Brusque Brusque
    Campeonato Brasileiro - Série B Augusto Bauer
  • Domingo, 11/09/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série B Arena do Grêmio
  • Sexta-feira, 16/09/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Náutico Náutico
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário