Política

Eleição: Chance de se parar o processo é remota

Apesar de o prazo de 30 dias dado pela Justiça para a realização de um novo pleito - os embargos de declaração foram negados - passar a valer a partir de terça-feira, a diretoria ainda tem como parar o processo, ainda que a possibilidade que isso ocorra seja muito remota. Segundo Paulo Sally, professor de direito da Universidade Estácio de Sá, a diretoria do Vasco tem alguns caminhos a seguir.

– Para interromper essa decisão, a diretoria do Vasco deve entrar com um pedido de medida cautelar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou no Supremo Tribunal Federal (STF). Mas geralmente esses tribunais não concedem medida cautelar. É algo muito raro – afirma Paulo Sally.

A decisão da diretoria do Vasco de acionar um dos tribunais deve se basear em uma avaliação. Caso acreditem que o acórdão publicado no Diário Oficial supostamente violou uma lei federal, o pedido da medida cautelar deve ser feito no STJ. Mas caso considerem que o acórdão supostamente violou a Constituição Federal, o pedido deve ser feito no STF.

Além disso, a diretoria pode, também, tentar dois outros caminhos. Um Recurso Especial no STJ ou um Recurso Extraordinário, já no STF. Mas essas tentativas não teriam como suspender o andamento do prazo de 30 dias.

– Nenhum destes dois recursos têm efeito suspensivo. Isso significa que a decisão terá a sua eficácia e a eleição ocorrerá inevitavelmente – complementou Paulo Sally.

Fonte: Lancenet!
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Rayan 2
Jogos
Vitórias 1 (50,00%)
Empates 1 (50,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 2
Gols
Marcados 4 (66,67%)
Sofrido 2 (33,33%)
Total 6
Saldo 2
Cartões
Amarelos 2 (66,67%)
Vermelhos 1 (33,33%)
Total 3