Política

Eleição: Como foi a votação e quantos votos o novo presidente recebeu

O Vasco escolheu o novo presidente de seu clube associativo na noite deste sábado. Pedrinho (chapa Sempre Vasco) foi o escolhido pelo quadro social, que votou eletronicamente e na sede do Calabouço, no Centro do Rio, ao longo do dia. Em sua primeira eleição como candidato, o ídolo do cruz-maltino e ex-comentarista esportivo derrotou o advogado Leven Siano (chapa Somamos), que se candidatava pela segunda vez.

A chapa Sempre Vasco levou 2.873 votos. Pedrinho assume em 2024, com mandato até o fim de 2026.

É a primeira eleição do Vasco após a venda do futebol via SAF para a 777 Partners. O novo presidente passa a integrar uma das cadeiras do Conselho Administrativo da SAF e indica mais alguém para uma segunda cadeira.

Além disso, Pedrinho também terá que tomar decisões sobre a reforma de São Januário, em posse da associação. A atual administração apresentou um projeto de reforma à Prefeitura do Rio, que assinou um projeto de lei de transferência de potencial construtivo, que pode gerar os recursos para a obra. Mas o futuro do projeto está nas mãos da gestão eleita.

Cabe ao cargo, ainda, a gestão do patrimônio do Vasco, como a própria sede do Calabouço e a sede náutica da Lagoa. Bem como dos esportes olímpicos, como basquete (o clube voltou a disputar o NBB nesta temporada), futsal e remo.

O processo define, além do novo presidente, os 150 novos conselheiros que se juntarão aos outros 150 natos e vão compor o Conselho Deliberativo. São 120 cadeiras para a chapa vencedora e 30 para a segunda colocada.

Como foi a eleição

Tradicionalmente tenso, o pleito, com maioria esmagadora de votos por meio eletrônico, teve um clima um pouco mais tranquilo no panorama geral — mas não durante todo o dia. À tarde, pouco depois das 17h, o presidente Jorge Salgado e o ex-presidente da Assembléia Geral Mussa foram hostilizados quando chegavam ao Calabouço — Salgado respondeu com um gesto de "banana" aos críticos, a maior parte, de apoiadores de Leven Siano. O processo de votação chegou a ser paralisado por alguns minutos por volta das 17h, quando houve confusão e correria para dentro da sede.

Pela manhã, a chapa Somamos chegou a apresentação pedido de impugnação da mesa diretora da Assembleia Geral, presidida por Otto Carvalho, alegando que haveria candidatos a conselheiros da chapa adversária entre os integrantes. O pedido foi negado. Houve também pequeno desentendimento após alegações de demora de recebimento de e-mails e SMS da votação eletrônica, realizada na plataforma BeeVoter, o que rapidamente foi solucionado.

Com o início da noite, o movimento começou a cair na sede. Às 19h, quando a última parcial de votação foi divulgada, 5.014 sócios já tinham votado, mais de 80% dos aptos.

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário