Política

Eleição: O que está em jogo nas eleições de 2023 do Vasco

Atual presidente do Vasco, Jorge Salgado, chegou na tarde desta quinta-feira na sede do Calabouço para votar na eleição do clube. Ele foi recebido com xingamentos por apoiadores de Leven Siano, um dos candidatos, e respondeu com o gesto de "banana".

Jorge Salgado poderia concorrer à reeleição, mas optou por ficar de fora do pleito que vai escolher o novo presidente do clube associativo para o triênio 2024, 2025 e 2026. A corrida eleitoral, que chegou a ter oito nomes na disputa, chega ao fim restrita a dois candidatos: Leven Siano e Pedrinho.

A eleição presencial foi suspensa por cerca de 10 minutos por causa de uma confusão na sede do Calabouço. Torcedores hostilizaram Mussa, ex-presidente da Assembleia Geral do Vasco na gestão Campello, do lado de fora da sede com xingamentos. Nessa confusão, um segurança agrediu um torcedor, e alguns responderam invadindo a sede e o restaurante. O presidente da Assembleia Geral, Otto Carvalho, mandou fechar o restaurante após a confusão. Os invasores foram retirados pela Polícia Militar.

Pouco antes da confusão, Jorge Salgado deu entrevista para os jornalistas depois de votar na urna na sede do Calabouço. O presidente respondeu o que achava que havia motivado a reação dos torcedores e comentou também sobre a reação dele mesmo.

- É um pouco pelo resultado do futebol, que é emoção. As pessoas olham resultado, tabela e xingam o presidente. Essa é a avaliação que os torcedores fazem do clube. Óbvio que a gente não fica contente. Gostaria que o Vasco estivesse em uma situação muito melhor. Estamos corrigindo. O primeiro turno foi muito ruim, mas no segundo turno estamos em sexto ou sétimo lugar, o que mostra que as modificações foram feitas na hora certa e de forma eficiente.

- Eu tive uma reação? Eles também tiveram, né (risos)?

Advogado, de 54 anos, Leven Siano, da chapa “SOMAMOS”, concorre à presidência do Vasco pela segunda vez. Ele se candidatou ao cargo em 2020. Leven foi o candidato com mais votos na eleição presencial, interrompida por uma decisão judicial. Uma semana depois, em votação online, ele optou por não participar. Posteriormente a Justiça considerou Jorge Salgado o vencedor.

Pedrinho, de 46 anos, que representa o grupo "Sempre Vasco", construiu uma história dentro do Vasco. Ele chegou ao clube aos seis anos para jogar futsal e se tornou jogador profissional. Integrante de uma das gerações mais vitoriosas da história do clube, acumulou diversos títulos, entre eles o da Libertadores de 1998. Ele também foi comentarista do Grupo Globo entre 2019 e 2023.

A votação

A eleição vai até as 22h deste sábado. A votação pode ser feita de duas formas: presencial, em cabines com computadores na Sede do Calabouço, ou online - a empresa "BeeVoter" é a responsável pelo pleito virtual. A expectativa é que o vencedor seja conhecido logo após.

A lista de aptos a votar na eleição do Vasco conta com 6.209 sócios. No entanto, 256 associados terão seus votos separados para que posteriormente seja feita uma averiguação, segundo uma decisão judicial. O número total é menor do que o do último pleito, em 2020, quando 7.981 associados tiveram direito a voto.

O que está em jogo?

Ano eleitoral historicamente movimenta os bastidores do Vasco, mas a venda da SAF para a 777 Partners mudou as regras do jogo. O próximo presidente não terá mais o controle do futebol, mas ainda há muito em campo. Especialmente a sobrevivência do clube associativo.

O Vasco associativo não interfere mais nas principais decisões do futebol, mas tem uma participação significativa. O clube ainda é dono de 30% da SAF e tem duas cadeiras no Conselho de Administração da Vasco SAF, ocupadas pelo presidente e por outra pessoa indicada por ele.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário