Política

Eleição: Pedro Strozenberg lança candidatura à presidência do Vasco

Pedro Strozenberg lançou, nesta segunda-feira, sua candidatura à presidência do Vasco. O lançamento aconteceu em evento de comemoração do seu aniversário de 51 anos, coincidentemente no mesmo dia em que o clube celebra 125 anos. Antes dele, Edu Cassiano também havia se lançado candidato.

A eleição do Vasco ainda não tem data exata para acontecer, mas pelo estatuto tem que ser realizada na primeira quinzena de novembro deste ano. A definição está prevista para acontecer no fim de agosto.

O evento reuniu centenas de pessoas, entre familiares, amigos e nomes da política vascaína na Casa dos Açores, na Tijuca. Os também candidatos à presidência do Vasco, Eduardo Cassiano e Leonardo Rodrigues, marcaram presença - Leonardo ainda não lançou sua candidatura. Além deles, participaram os grandes beneméritos Luis Manuel Fernandes e Walter Ramos e o presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas, Claudinho.

- É uma feliz coincidência comemorar o meu aniversário junto com o Vasco, que é uma das grandes paixões da minha vida, e ainda diante da vitória nesta rodada do Brasileiro (1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Maracanã). Se antes essa era uma data mais íntima, agora é uma questão coletiva, afinal, a minha candidatura à presidência é uma realidade - comentou Pedro, que completou:

- O Vasco tem muitos desafios e um deles é que a gente atravesse um processo eleitoral respeitoso, dialogal, com o compromisso da democracia que marca a história do Vasco e de uma relação respeitosa.

Entre as propostas de Strozenberg estão: transparência no contrato com os sócios; análise das cláusulas do contrato da SAF, visando a retomada do controle do futebol por vascaínos; e o compromisso da não venda de nova porcentagem do futebol e nem das sedes do Vasco.

O candidato esteve há alguns dias nos Ministérios da Justiça e dos Esportes para conversar sobre a legislação da SAF. Ele expôs a um dos autores do projeto da Lei da SAF, Francisco Manssur, suas preocupações - enquanto defensor dos interesses vascaínos - e apontamentos sobre aprimoramento na regulamentação da Lei, visando maior proteção dos clubes de futebol e torcedores.

Até o momento, além dos três citados, outros nomes já manifestaram o interesse em concorrer em novembro. Casos de Marcelo Borges e Euriquinho. A situação, por sua vez, ainda não oficializou um candidato à presidência. O atual presidente, Jorge Salgado, não cogita tentar a reeleição.

Fonte: ge
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Pablo Vegetti 27
Jogos
Vitórias 23 (32,39%)
Empates 20 (28,17%)
Derrotas 28 (39,44%)
Total 71
Gols
Marcados 94 (50,00%)
Sofrido 94 (50,00%)
Total 188
Saldo 0
Cartões
Amarelos 153 (93,87%)
Vermelhos 10 (6,13%)
Total 163