Futebol

Elói, ex-Vasco, é o novo técnico do América

O América um dos times mais tradicionais do Brasil, mas que este ano amarga a Série B do Campeonato Carioca (equivalente a A2 em São Paulo), onde não faz boa campanha, anunciou que o ex-meia Elói, ídolo do time nos anos 1980, será o novo treinador do time, substituindo a Antônio Carlos Roy, demitido após a derrota para o Sampaio Corrêa, na última quarta-feira.

E junto com Elói estará Moreno, outro ex-ídolo americano. Por enquanto Elói fica interinamente, mas se os resultados forem positivos ele será mantido no cargo. A estréia será já neste sábado contra o Audax Rio, líder do Grupo \"B\", no estádio Edson Passos, no Rio de Janeiro.

Este ano o Campeonato Carioca da Série B está competitivo, apesar da Federação Carioca ter feito dois grupos desproporcionais, com o Grupo \"B\", do qual faz parte o América, é muito mais forte que o Grupo \"A\".

Tudo de Elói
Elói foi um vistoso meia ainda na época que o América era tido como time grande. Em 1982, em uma final contra o Guarani, Elói era o meia do time americano campeão do Torneio dos Campeões que tinha jogadores conhecidos e a escalação era Gasperin (goleiro falecido); Chiquinho, Duílio, Everaldo e Zé Dilson; Pires, Gilberto e Elói. Serginho, Moreno e Gilson Gênio. O técnico era Dudu, ídolo do Palmeiras.

Natural de Andradina e atualmente com 57 anos, Francisco Chagas Elói destacou-se no interior paulista e chegou ao Juventus, depois passou pela Portuguesa, Inter de Limeira e Santos até chegar no Rio de Janeiro onde fez sucesso com as camisas de América e depois do Vasco. No Vasco foi tão bem que acabou indo para o Genova da Itália. Também esteve em Portugal e jogou em outros times como Botafogo-RJ, Fluminense-RJ, Fortaleza-CE e Campo Grande.

Mas Elói mas nunca decolou como treinador, já tendo tido algumas oportunidades em times como Anapolina-GO, Ceará e XV de Jaú.

Fonte: Futebol Interior
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44