Futebol

Em 13 jogos sem Anderson Martins, Vasco já sofreu 16 gols

Durou apenas 14 jogos a segunda passagem de Anderson Martins pelo Vasco, mas os 13 jogos seguintes sem ele reforçaram a sensação de que o time da Colina era dependente do jogador. Neste sábado, às 15h45, contra o Madureira, pela Taça Rio, o técnico Zé Ricardo terá mais uma chance de rearrumar o sistema defensivo, ainda carente do zagueiro de 2017.

Em 14 jogos com Anderson Martins na zaga, o Vasco sofreu dez gols. As partidas, válidas pelo Campeonato Brasileiro, ao menos na teoria são de nível de dificuldade superior aos duelos no Estadual e nas fases iniciais da Libertadores. Ainda assim, em 13 jogos sem Martins este ano, foram 16 gols sofridos.

A queda de rendimento no setor não passou despercebida por Zé Ricardo. Primeiro o técnico trocou as peças — barrou Ricardo Graça para a entrada de Paulão. Ainda insatisfeito, mudou o esquema para três zagueiros. Para completar, o clube correu atrás de um jogador defensivo para inscrever no apagar das luzes da Libertadores. Bruno Silva, zagueiro e volante da Ferroviária, de São Paulo, deverá ser anunciado em breve pela diretoria.

Neste sábado, em Moça Bonita, o Vasco deverá atuar com time misto. A intenção é preservar o que tem de melhor para o jogo de terça-feira, contra a Universidad de Chile, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. Se ajuda a manter a parte física dos titulares, a estratégia retarda o entrosamento.

- O Zé acredita em todos os jogadores. Estamos preocupados com a Libertadores, mas precisamos pontuar no Carioca - destacou Wagner.

Com sete pontos, o Vasco está em segundo lugar no Grupo B da Taça Rio. Se vencer e a Cabofriense perder, já garante vaga na semifinal.

Outros desfalques também pesam sobre defesa

Anderson Martins foi a maior perda defensiva do Vasco na temporada, mas sua saída não é a única explicação para a queda de rendimento da zaga do time. Por motivos de transferência ou lesão, outras três mudanças na base titular do ano passado atrapalharam os planos do técnico Zé Ricardo.

Madson, por exemplo, marca melhor do que Yago Pikachu. O lateral-direito foi negociado para o Grêmio. Breno, parceiro de zaga de Martins, sofreu lesão no joelho ano passado e está de molho desde então. O mesmo caso é o de Ramon. O lateral-esquerdo tinha desempenho defensivo melhor do que Henrique, atual titular.

Anderson Martins, ao optar por trocar o Vasco pelo São Paulo, virou reserva. Em 2018, disputou apenas três partidas das 14 que o time do Morumbi soma na temporada. Tanto na Colina quanto entre pessoas próximas ao zagueiro, a percepção é de que ele se precipitou ao pedir para deixar o Vasco. Afoito ou não, o fato é que os dois lados saíram perdendo.

Fonte: Extra Online
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir