Futebol

Em 2001, Romário marcava 3 e Edmundo era demitido do Cruzeiro

Ele já tinha 35 anos, era criticado por muitos, mas mesmo assim foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2001, com 21 gols. Romário foi a principal peça do Vasco na competição daquele ano e o Cruzeiro, adversário do Cruzmaltino neste sábado, em São Januário, uma de suas principais vítimas. No banco do time mineiro, um desafeto do Baixinho e ídolo da torcida vascaína teria um dia diferente. Edmundo entrou em campo, perdeu pênalti, deu declaração polêmica e acabou com contrato rescindido ainda no vestiário da Colina. O \"É Gol!!!\" relembra o duelo.

O dia 3 de outubro daquele ano seria atípico para os dois jogadores que marcaram época no Vasco. Romário saiu de campo consagrado após balançar as redes três vezes. Mas não foram todos os torcedores que aplaudiram o Baixinho, afinal, parte de uma facção organizada tinha problemas de relacionamento com o craque.

\"MONTAGEM
Romário e Edmundo se tornaram desafetos ainda quando defendiam o Vasco (Foto: Agência O Globo)

Se com Romário eles tinham desavenças, com Edmundo a relação era um pouco diferente. O atacante saiu do banco do time mineiro ovacionado pelos vascaínos e, quando o placar já marcava 3 a 0 para os donos da casa, o Cruzeiro teve um pênalti. O Animal desperdiçou e na saída do campo, agradecendo o apoio dos cruzmaltinos, falou que o gol não faria diferença. No vestiário, ele descobriu que seu contrato estava rescindido pela Raposa.

Em 2007, Cruzeiro dá o troco e vence por 2 a 0

Mas a o time mineiro não tem apenas lembranças ruins de São Januário. No Brasileiro de 2007, por exemplo, vitória por 2 a 0, gols do zagueiro Thiago Martinelli e do meia Ramires, hoje de Chelsea, que ainda aparecia para o futebol na época. No irregular time vascaíno, os destaques eram o meia Conca e o atacante Leandro Amaral.

Fonte: SPORTV
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (30,77%)
Empates 4 (30,77%)
Derrotas 5 (38,46%)
Total 13
Gols
Marcados 15 (55,56%)
Sofrido 12 (44,44%)
Total 27
Saldo 3
Cartões
Amarelos 19 (90,48%)
Vermelhos 2 (9,52%)
Total 21