Futebol

Em 2011, Vasco apostará na boa base de 2010

Tranca no cofre e sonhos possíveis de realizar financeiramente. A equação para o Vasco formar o time de 2011 será esta, ainda mais porque o clube gastou o que podia e o que não podia para renovar com Fernando Prass e Dedé; manter Carlos Alberto; e pagar salários para ele, Felipe e Zé Roberto. A aposta será na base formada no último ano e quem for contratado terá que aceitar a política salarial e trabalhar muito.

Um bom time começa lá atrás. Fernando Prass, o número 1 do Vasco, jogou todas as partidas do Campeonato Brasileiro e chegou em primeiro em todas votações de preferência da torcida. Superou estrelas como Carlos Alberto e Felipe na simpatia e dedicação. Mesmo com um problemas de finanças e salários atrasados, o clube se apressou, em novembro, em renovar com o goleiro até dezembro de 2013. Assim, a base começou a ser mantida.

- Sabemos que o PC não tem o time dos sonhos, mas a base do elenco de 2010 é muito boa - disse o diretor executivo Rodrigo Caetano, que na última sexta-feira também renovou por mais dois anos com o reserva Tiago:

- O Vasco está bem servido de goleiros.

O mesmo não pode se dizer de atacantes. Tanto que Rodrigo Caetano quer fazer quatro contratações: dois atacantes, um zagueiro e um volante.

- A intenção é fechar com estes quatro jogadores, mas não sabemos quando poderemos anunciar. Não sei se vamos apresentar ainda este ano, mas, provavelmente, eles já se apresentem junto do restante do grupo - afirmou.

A reapresentação do Vasco está marcada para o dia 3 de janeiro. No dia seguinte, o grupo parte para Atibaia, no interior de São Paulo, para fazer a pré-temporada.

- A base que teremos desta temporada é muito boa. O problema é quando se começa do zero. Para o início de 2011, parte do trabalho está adiantado, porque há um equilíbrio entre a parte física e a técnica e isto nos ajuda - declarou PC Gusmão.

A grande dúvida é saber se Carlos Alberto conseguirá fazer uma temporada livre de lesões. Um dos maiores salários do elenco, ele esteve em 22 dos 69 jogos do Vasco na temporada. No Brasileiro, fez apenas 11 partidas.

Como é tradição em São Januário, jogadores da base, como Guilherme, meia de 16 anos, será aproveitado por PC. Caetano o descreveu como uma \"joia rara\".

- Não vamos queimar etapas para lançá-lo - disse PC.

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 5
    Coritiba Coritiba 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 10/10/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 13/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana La Bombonera
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 17/10/2026
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 23 (42,59%)
Empates 15 (27,78%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 76 (56,72%)
Sofrido 58 (43,28%)
Total 134
Saldo 18
Cartões
Amarelos 108 (92,31%)
Vermelhos 9 (7,69%)
Total 117