Futebol

Em apenas sete dias, Éderson já tem 2 gols e ótima movimentação pelo Vasco

Éderson ainda não jogou 90 minutos pelo Vasco, mas já tem música personalizada e o apoio irrestrito de Jorginho, que o indicou. Antes de entrar em campo, mesmo com apenas um gol e 49 minutos jogados com a Cruz de Malta no peito, ouviu os gritos de "Uh, terror, Éderson é matador". Na noite deste sábado, o 10 cruz-maltino - Nenê não jogou - na vitória por 2 a 1 sobre o Criciúma não apenas marcou outro golaço, mas teve papel fundamental na ocupação de espaços com ótima movimentação.

Mesmo tendo atuado como 9 no Atletico-PR, Éderson também fez papel de meia em São Januário. Quando o Criciúma pegava na bola, voltava para combater e chegou a aparecer na lateral direita para auxiliar Madson numa trama ofensiva do adversário. 

Em sua função primordial, não se fixou em nenhum dos dois lados do ataque cruz-maltino enquanto flutuava próximo à meia-lua. Seu gol foi o maior exemplo dessa movimentação. Estava praticamente na pequena área, mas se deslocou para o bico esquerdo da área, de onde soltou um tiro cruzado. Lance de fominha, de artilheiro, que até irritou Jorge Henrique momentaneamente. O 11 vascaíno era aparentemente o jogador mais bem colocado para executar o arremate. Com o golaço, Jorge trocou a cara fechada pelo sorriso e também comemorou.

Mas antes do gol Éderson já tinha mostrado seu poder de fogo e movimentação ao, com 28 minutos jogados, abrir espaços na ponta esquerda para receber de Thalles e, diante da marcação adversária, abrir brecha para chutar com muito perigo e obrigar Luiz a fazer grande defesa.

Responsável por sua contratação, Jorginho destacou o quão Éderson foi fundamental para o triunfo, principalmente com a ausência de Nenê. Porém, ao elogiá-lo, tratou de diferenciar os estilos do novo reforço e o da estrela da companhia.

- Fez mais um golaço. O Éderson é um excelente finalizador. Com a direita e a esquerda finaliza muito bem, tem uma percepção de jogo muito boa. Hoje foi muito importante na ausência do Nenê. Claro que ele é totalmente diferente do Nenê, ele sai da frente pra trás para fazer o meio, já o Nenê sai de trás. É um jogador muito inteligente taticamente. Ele e Thalles têm se desdobrado para voltar para marcar o volante e fazer com que o volante deles não jogue como o Diguinho jogou hoje (sábado). O Diguinho jogou solto, facilitamos o jogo para ele. O Éderson realmente é matador, se deixar ele com espaço, tem uma visão do gol muito grande - afirmou o treinador.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 1
    Boca Juniors Boca Juniors 3
    Copa Sul-Americana Maracanã
  • Sábado, 24/10/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 29/10/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Puma 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 25 (42,37%)
Empates 16 (27,12%)
Derrotas 18 (30,51%)
Total 59
Gols
Marcados 80 (55,94%)
Sofrido 63 (44,06%)
Total 143
Saldo 17
Cartões
Amarelos 117 (92,13%)
Vermelhos 10 (7,87%)
Total 127