Futebol

Em busca de dias melhores, Barbieri conta com o apoio do elenco vascaíno

Há um senso comum entre dirigentes, comissão técnica e torcedores do Vasco de que o fator psicológico é um dos principais problemas do time na sequência ruim do Campeonato Brasileiro. A bola precisa entrar, e Maurício Barbieri tem a missão de reestruturar a confiança dos seus jogadores.

A tarefa não é fácil, mas o treinador conta com o apoio do grupo na busca por melhores dias. Os jogadores estão fechados com Barbieri. Isso ficou evidente na fala de Léo a torcedores do Vasco em conversa no CT Moacyr Barbosa, na última quarta. E mais ainda nos abraços que Barbieri recebeu dentro do vestiário após a goleada sofrida para o Flamengo. "Estamos com você", ele ouviu.

Em momento de crise e de cobranças externas pela demissão do treinador, a confiança do elenco é o elemento principal para Barbieri conseguir dar a volta por cima. Depois de quatro derrotas, não tem como dizer que o ambiente no Vasco é dos melhores. Jogadores estão abalados e precisam de uma orientação mais firme. O diretor técnico Abel Braga é quem ajuda nisso.

- Você pode passar conhecimento, mas não pode passar experiência. A pessoa precisa viver para crescer com aquilo. Infelizmente, estamos passando por experiências dolorosas nos últimos jogos, e a expectativa é que a gente possa crescer - declarou Barbieri após a derrota no clássico.

O atacante Alex Teixeira também tenta ajudar junto ao capitão Léo. Cria do clube, Alex é o jogador mais velho do time, com 33 anos. Precisa assumir a responsabilidade em um elenco que possui a segunda menor média de idade da Série A, campeonato que exige casca e experiência.

- A gente vai se cobrar e começar a ter resultado. A partir do próximo jogo vocês vão ver mudanças de resultados. Peço a vocês, de coração, independente se tem crítica ou não, esse cara é fantástico. O Vasco não vai ser rebaixado. Dê um voto de confiança para o Barbieri, ele chega 7 da manhã e sai 9 da noite - disse o zagueiro Léo a torcedores do Vasco.

Os trabalhos durante a semana têm mostrado coisas bem diferentes do que acontece nos jogos. Tanto que o treinador também tem respaldo da diretoria e da 777 Partners. Os treinamentos são intensos, o ensinamento é transmitido, mas no jogo não é executado da melhor forma. Muito por causa do fator mental. O momento de derrotas só prejudica o psicológico.

Mas a inexperiência é um problema que resulta da montagem do elenco. O Vasco contratou apenas um jogador com mais de 30 anos: Gabriel Carabajal, que só atuou duas vezes até o momento, ambas saindo do banco de reservas. Léo Jardim, Léo e Jair também têm um pouco mais de experiência.

A ideia era trazer mais jogadores cascudos para mesclar com os jovens do elenco - do meio para a frente, o Vasco tem como opção muitos garotos da base. No entanto, a 777 Partners vetou a maioria dos atletas considerados mais experientes.

- Acreditamos que temos jogadores que podem figurar no time titular, como Erick Marcus, Figueiredo, Gabriel Pec, que ganhou a condição de titular contra um jogador contratado, Rayan, que não tem nem 17 anos. Eles precisam de jogadores experientes ao lado. A gente busca jogadores experientes, sim - disse recentemente o diretor esportivo Paulo Bracks, que completou:

- A filosofia do grupo é para jogadores mais jovens, mas 70% dos jogadores que a gente investiu tem mais de 25 anos. Mas, se o momento é de assumir a culpa, erramos em não ter jogadores com mais experiência do meio para a frente e vamos corrigir isso.

Em busca de soluções e de passar confiança ao elenco, Barbieri tem se jogado no trabalho. Chega ao CT Moacyr Barbosa todos os dias bem cedo e só sai à noite.

- O trabalho é tentar encontrar soluções, e reconheço que as soluções têm sido insatisfatórias pelos resultados que tenho apresentado. Vou voltar a analisar para que esse elenco encontre um caminho melhor e os resultados voltem a aparecer - destacou o treinador.

Fonte: ge
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir