Futebol

Em fase de mudanças, Vasco busca 1ª vitória no Estadual

É em meio a profundas mudanças que o Vasco vê seu novo técnico, Marcelo Cabo, estrear. Hoje, às 18h, em São Januário, enfrentará o Nova Iguaçu sendo ele mesmo, Cabo, parte da transformação que o clube deseja para si.

Foi na busca de um estilo de jogo e trabalho diferentes do praticado pelos últimos técnicos que o time da Colina correu atrás do treinador que estava no Atlético-GO: alguém suficientemente motivado para encarar os desafios de assumir o cruz-maltino em ano de Série B, com bons resultados recentes e certo frescor em termos de metodologia.

Será de Marcelo Cabo parte da responsabilidade de comandar outra mudança em curso, no elenco. Hoje, o futebol vascaíno inicia a utilização do elenco principal sem nomes como Fernando Miguel, Yago Pikachu e Henrique, que estavam entre os mais antigos do grupo, todos eles fora dos planos. Miguel foi para o Atlético-GO e Pikachu, para o Fortaleza. Henrique deve ter o destino definido em breve.

Três reforços já foram contratados e Ernando é quem tem mais chances de estrear. Zeca e Marquinhos Gabriel devem ter a primeira chance na partida seguinte, contra a Caldense, pela primeira fase da Copa do Brasil. Mas a tendência é que, no mínimo, mais três novos nomes cheguem à Colina a curto prazo.

Sem Léo Matos, com Covid-19, Cano, lesionado, Leandro Castan, com futuro indefinido, e Benítez, prestes a fechar com o São Paulo, o Vasco que Marcelo Cabo terá em campo hoje será um apanhado de revelados no clube, de gerações diferentes, bem longe do que a diretoria vislumbra como ideal para jogar a Série B.

Mas as transformações não estão restritas ao departamento de futebol. Sexta-feira, o Vasco demitiu 186 funcionários de uma só vez, parte das medidas que o clube toma para tentar reequilibrar as receitas. O corte de 35% na folha salarial deve gerar economia de R$ 40 milhões em 2021.

Com o argumento de “otimização dos processos”, o clube levará parte dos departamentos administrativos para o centro do Rio, em um espaço que será ocupado sem ônus para a diretoria.

Entre as medidas para reduzir despesas também estão o fechamento temporário da sede do Calabouço, localizada próxima ao Santos Dumont, e o encerramento de todos os esportes, com exceção do remo, que é estatutário, e das modalidades paralímpicas.

Além disso, o clube contratou consultorias para traçar os melhores caminhos para reequilibrar gastos e administrar a dívida.

Fonte: Extra Online
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Rayan 2
Jogos
Vitórias 1 (50,00%)
Empates 1 (50,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 2
Gols
Marcados 4 (66,67%)
Sofrido 2 (33,33%)
Total 6
Saldo 2
Cartões
Amarelos 2 (66,67%)
Vermelhos 1 (33,33%)
Total 3