Clube

Em outdoor, Eurico Miranda é comparado com ditador norte-coreano

Alguns vascaínos lançaram uma ofensiva contra Eurico Miranda e sua administração nesta semana, com a instalação de outdoors em diferentes pontos da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, em que criticam a gestão do clube e, inclusive, comparam o dirigente ao ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

A ação foi realizada pelos integrantes do "Nova Ordem Vascaína", um fórum formado no Facebook por sócios e torcedores que se uniram para debater a vida política da instituição. O grupo já havia feito algo semelhante em 2013 e 2014, com painéis em que criticavam a administração de Roberto Dinamite, que ficou por dois mandatos na presidência do clube.

A primeira das peças instaladas nesta semana, no entanto, ficou menos de 24 horas no ar. A imagem, que trazia o texto "Cada um carrega sua cruz. O Vasco carrega duas: a de Malta e a dinastia Miranda", em referência à presença também dos filhos de Eurico na cúpula da administração do clube, foi colocada ontem na Rua São Luiz Gonzaga, no bairro de Benfica, e acabou retirada hoje do local.

Segundo o repórter Bruno Lima, da Rádio Transamérica, o responsável pela venda do outdoor para os torcedores relatou que o dono do espaço é muito amigo de um dirigente do clube cruz-maltino, por isso, houve a necessidade da troca. Uma nova peça, com a mesma imagem e dizeres, será instalada em novo ponto da zona norte da cidade, segundo já adiantaram os organizadores do protesto.

O painel mais polêmico foi colocado nesta sexta-feira em um ponto da Avenida Brasil, na altura do bairro de São Cristóvão, nos arredores de São Januário. Nele, há a frase "Prometeram respeito, nos deram ditadura. Ponto!" e uma montagem com o rosto de Kim Jong-un sobre o de Eurico Miranda, fumando um charuto.

A insatisfação contra a atual gestão do Vasco só cresceu nas últimas semanas. No Espírito Santo, torcedores protestaram no aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, e no estádio Kléber Andrade, em Cariacica. Nos jogos contra Avaí e Luverdense, ambos em São Januário, muitas manifestações contrárias à direção do clube foram registradas.

Na semana passada, organizadas chegaram a se reunir com jogadores, comissão técnica e o filho do mandatário do clube, Eurico Brandão, que é assessor especial da presidência, dias antes da vitória sobre o Bragantino por 2 a 1, que, praticamente, sacramentou o acesso da equipe cruz-maltina à Série A do Brasileirão.

Clique e veja as imagens.

Fonte: ESPN
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Botafogo Botafogo 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (37,50%)
Empates 3 (37,50%)
Derrotas 2 (25,00%)
Total 8
Gols
Marcados 11 (64,71%)
Sofrido 6 (35,29%)
Total 17
Saldo 5
Cartões
Amarelos 6 (75,00%)
Vermelhos 2 (25,00%)
Total 8