Depois de estar na mira do Cruzeiro, o meia-atacante Matheus França, revelado pelo Flamengo e hoje do Crystal Palace, negocia com o Vasco.
Nos últimos dias, a ESPN publicou o interesse da Raposa na chegada por empréstimo do atleta de 21 anos, mas as negociações não avançaram após o clube mineiro encaminhar a contratação do colombiano Luis Sinisterra junto ao Bournemouth.
Como também publicou a reportagem, outros clubes da Série A sondaram Matheus, um deles o Vasco, que segue interessado em tentar fechar a chegada do ex-rubro-negro por empréstimo.
A contratação do jogador foi um pedido do técnico Fernando Diniz e de Felipe, diretor técnico do Cruz-maltino.
A negociação acontece em um cenário no qual o Crystal Palace busca dar mais minutos de jogo a Matheus. Inicialmente, a ideia era emprestá-lo para outra equipe da Europa, mas a sequência de lesões — nas costas e na coxa — deixou potenciais interessados no Velho Continente receosos.
Com isso, de acordo com apuração da ESPN, o time londrino passou a cogitar propostas do Brasil, acreditando que o retorno ao país pode ajudar o jogador a recuperar confiança e ritmo.
Matheus França foi vendido pelo Flamengo por 20 milhões de euros (cerca de R$ 110 milhões, na época) em 2023, após se destacar nas categorias de base e subir ao profissional em 2022. Naquele ano, participou das campanhas dos títulos da CONMEBOL Libertadores e da Copa do Brasil, marcando seis gols. Sob o comando de Vítor Pereira, no início da temporada seguinte, fez três gols e deu uma assistência antes de se transferir para o futebol inglês.
No Palace, entretanto, não conseguiu se firmar. Em dois anos, disputou 19 partidas, marcou um gol e deu uma assistência, além de fazer parte do elenco campeão da Copa da Inglaterra. Sem espaço — sequer ficou no banco na recente conquista da Supercopa da Inglaterra, sobre o Liverpool.