Mercado

Em silêncio, Vasco trabalha para apresentar sua nova cara em dezembro

Há exatamente três domingos os vascaínos viviam um misto de sentimentos. O alívio por encerrar a passagem de dois anos na Série B se misturava com a esperança e a expectativa de dias melhores com a chegada da 777 Partners e seus recursos para montar um grande time para 2023.

Passadas três semanas, a ansiedade é o sentimento predominante. O clube ainda não anunciou reforços nem seu novo treinador e, aparentemente, o torcedor terá que ter mais um pouco de paciência para conhecer a cara do novo Vasco.

O clube sabe da impaciência da torcida, mas não se deixa influenciar e adotou a estratégia de trabalhar com calma para não cometer erros. Tem o tempo a seu favor, uma vez que o Campeonato Carioca só começa na segunda quinzena de janeiro. O Vasco entende que o mercado do futebol brasileiro ainda não aqueceu e foram poucas movimentações de outros clubes até o momento. Mas o Vasco não está parado.

A direção tem feito investidas no mercado, mas opta pelo silêncio. O diretor Paulo Bracks é quem centraliza todas as ações e se reporta aos executivos da 777 Partners no exterior. Pouca informação tem circulado até mesmo dentro dos corredores de São Januário. A formação do elenco é um mistério até mesmo para dirigentes que há até poucos meses davam as cartas no futebol do Vasco.

Paulo Bracks está na Europa, onde passou por Portugal e Itália para se reunir com as lideranças globais da 777. Lá colocou nomes na mesa, traçou estratégias e prioridades e definiu o orçamento que terá para investir no futebol. Os encontros foram tratados como produtivos. Ainda não há acerto com nenhum treinador, mas o clube já definiu os principais alvos e espera avançar nessa semana. A 777 tem preferência por estrangeiros, mas está aberta a oportunidades de mercado.

A expectativa é que os primeiros anúncios aconteçam na virada do mês. O retorno de Bracks ao Brasil é previsto para quinta-feira e com ele são aguardadas novidades. Quem deve ser oficializado em breve é Abel Braga. O ex-treinador foi convidado para o cargo de diretor-técnico, se entusiasmou com a oportunidade e tem conversado constantemente com o Vasco. O clube, no entanto, ainda não confirma o acerto.

O Vasco também tem respeitado os contratos em vigor. Vários atletas que estão de saída têm vínculo até o final de novembro. Com o fim dos contratos, o clube agradecerá e anunciará as saídas. São vários jogadores nesta situação. Casos de Quinteros, Sarrafiore, Luiz Henrique, Bruno Tubarão, Fábio Gomes, Léo Matos, entre outros tantos. O lateral foi sondado sobre a possibilidade de seguir como uma espécie de supervisor e encorpar a direção, uma vez que Carlos Brazil voltou a trabalhar com a base.

O técnico Jorginho também está nesta situação e ainda tem vínculo até o fim do mês. No seu caso, no entanto, o clube antecipou a oficialização da saída por se tratar de um cargo estratégico.

Sobre reforços, Júnior Urso é quem está mais próximo. O volante rescindiu com o Orlando City e é aguardado na reapresentação do elenco, em 8 de dezembro. Outro jogador que pode pintar em breve é Pedro Raul. O centroavante vice-artilheiro do Brasileirão com 19 gols pelo Goiás, tem acordo com Vasco, que precisa se acertar com o Kashima Reysol. Os japoneses pedem cerca de R$ 18 milhões.

Outros inúmeros jogadores foram sondados, mas até onde se sabe não houve propostas. Sem fazer estardalhaço e em silêncio no mercado, o Vasco trabalha para apresentar sua nova cara no início de dezembro.

Fonte: Globo Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário