Futebol

Em vantagem, Vasco busca debutar na final

Nesta quarta-feira, a Copa do Brasil conhecerá o seu primeiro finalista e, pela quarta temporada consecutiva, ele será carioca. Às 21h45 no Maracanã, Vasco e Fluminense se encontram, com ampla vantagem para os cruz-maltinos, vencedores da primeira partida por 1 a 0. O Gigante da Colina só precisa de um empate para chegar pela primeira vez à final da competição, maior objetivo do técnico Renato Gaúcho nesse primeiro semestre.
Como o mando de campo no primeiro jogo foi considerado do Fluminense, o Vasco só perde a vaga se levar dois ou mais gols. Caso perca por apenas um de diferença, a decisão sairá da cobrança de pênaltis.

Mesmo sem contar mais com a invencibilidade de 12 partidas -quebrada na derrota de 2 a 0 para o Goiás, no último domingo-, o elenco vascaíno não demonstra abatimento. O técnico Renato Gaúcho poupou os titulares no Campeonato Brasileiro e exige concentração total para o clássico diante do Flu.

\"Agora o momento é apenas de pensar no Fluminense e em buscar essa vaga na final da Copa do Brasil. A partir de quinta, gente volta a pensar no Brasileiro\", garantiu o volante Ygor, mostrando que o grupo assimilou o pedido do treinador.

O bom momento vivido na Colina nesta Copa do Brasil confunde-se com a atual fase de Edílson. O Capetinha recuperou o bom futebol e, nas duas últimas partidas da competição, marcou os três gols da equipe de São Januário e ajudou a garantir as vitórias sobre o Volta Redonda (nas quartas-de-final) e o próprio Fluminense.

\"A Copa do Brasil é a minha Copa do Mundo. O Vasco está encarando a competição com toda a seriedade possível. Temos que entrar e jogar como uma equipe campeã e merecedora do título. Alcançar a conquista de forma convincente é mais saboroso\", destacou Edílson.

A seriedade com que o Vasco vem encarando a Copa do Brasil pôde ser vista nos treinamentos desta semana. O elenco se reapresentou já na segunda e Renato Gaúcho mostrou que não quer brincar com a sorte, trabalhando até mesmo cobranças de pênaltis com os jogadores.

Renato poderá escalar força máxima no clássico de quarta. A única dúvida que pairou durante a semana foi Valdiram. Com problemas físicos, o jogador chegou a fazer um trabalho especial com o preparador físico Alexandre Mendes, mas está liberado. Caso seja vetado, Ernane entra em seu lugar. \"Este jogo contra o Fluminense deverá ser aberto e corrido, e por isso acredito que vai sobrar mais espaço para fazer os gols\", afirmou o atacante, há um mês sem marcar.

Apagar o fantasma \"Paulista de 2005\" e se recuperar das duas derrotas consecutivas: esse será o objetivo do Fluminense no clássico. O Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença, mas a postura do técnico Oswaldo de Oliveira é evitar qualquer pressão sobre o elenco. O treinador pede a vitória, mas não quer ninguém pensando em golear o rival de São Januário.

\"Vamos entrar em campo pensando em vencer o jogo. Se vai ser por um ou dois gols de diferença não podemos planejar, ainda mais por causa da qualidade técnica do Vasco. Mesmo em se tratando de um clássico, essa deve ser a nossa filosofia\", pediu Oswaldo.

O desânimo da torcida, abalada com o fim da seqüência de 14 jogos invictos, é outro ponto preocupante para o Flu. Os jogadores fazem a sua parte e garantem que empenho não faltará para que o clube volte à decisão da Copa do Brasil.

\"Os torcedores confiam no nosso trabalho e podem apostar que empenho e garra não vão faltar. Vamos ir na bola como quem vai em um prato de comida. Faremos de tudo para ganhar, mas também precisamos do apoio da torcida\", garantiu o volante Marcão.

O Tricolor tem algumas dúvidas em relação à equipe que perdeu para o Figueirense por 1 a 0, no último sábado. O volante Arouca, ainda sentindo uma lesão na perna esquerda, não está liberado pelo departamento médico. Romneu, seu reserva imediato, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e Rogério deve voltar a figurar no meio-campo.

Com isso, as laterais do Flu estarão modificadas para o clássico. Radamés será improvisado na lateral-direita, enquanto na esquerda Marcelo volta de suspensão e retoma o lugar de Jean, seu substituto no jogo-de-ida.

Fonte: Gazeta Esportiva.net
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário