Futebol

Empresário de Caio Lopes diz que vontade do jogador era permanecer no Vasco

Cacau Barbosa rebate explicação de Zé Ricardo de que volante teria outro projeto e afirma que jogador não estava nos planos do clube: “Ideia era renovar para emprestá-lo". 

Entre as muitas saídas do Vasco - 19 jogadores até o momento -, uma delas pegou boa parte da torcida de surpresa. Destaque por muitos anos na base vascaína e com contrato até 31 de janeiro, Caio Lopes deixa São Januário após disputar apenas uma temporada como profissional e entrar em campo 22 vezes.

O clube informou nesta semana que o vínculo não será renovado e o liberou dos treinos, o que fez o empresário Cacau Barbosa se manifestar. Segundo ele, o seu cliente não tinha desejo de sair e foi o Vasco quem não teve interesse esportivo.

Caio Lopes tem 21 anos, acumula passagens pelas seleções de base e foi um dos atletas mais badalados da base dos Vasco nos últimos anos. Por ter passaporte europeu, imaginava-se em São Januário que ele poderia render uma boa venda no futuro. Ele deixa o clube, no entanto, praticamente sem ter sido aproveitado e sem render frutos financeiros.

Em entrevista coletiva neste sábado, ao ser indagado sobre a saída de Caio Lopes, o técnico Zé Ricardo revelou que foi uma decisão institucional, que já estava tomada quando ele chegou. O treinador, no entanto, disse que corroborou com o planejamento do clube por entender que o jogador tinha outros planos para sua carreira.

As palavras do treinador, entretanto, não foram bem recebidas pelo representante do jogador. O empresário Cacau Barbosa assegura que, desde o início das negociações, o Vasco manifestou que Caio não estava nos planos e não contava com ele para a temporada. A ideia era renovar para emprestá-lo para outro clube, algo que não fez sentido para o jogador e seu representante.

- A forma como a situação foi colocada dá margem à interpretação de que foi o jogador que não desejava a renovação de contrato. Não existia motivo para isso. O Caio se formou no Vasco como homem e atleta, sendo sempre muito feliz no clube. Quando o Vasco nos procurou, deixou muito claro que não havia o interesse esportivo no atleta, alegando que ele não fazia parte dos planos da comissão técnica. A proposta foi a de que ele renovasse o contrato para ser emprestado - disse Cacau Barbosa, ao ge.

O empresário afirmou que o desejo de Caio era seguir no Vasco e não havia nenhum encaminhamento para o volante seguir para outro clube.

- Essa proposta é que não nos interessou. Como já havia a definição por parte do clube de que o Caio não iria jogar pelo Vasco, a nossa opção foi seguir a carreira por outros caminhos e possibilidades mais interessantes. Mas nunca existiu um plano para o Caio deixar o Vasco, mesmo havendo a possibilidade de assinatura de um pré-contrato com outros clubes desde o meio de 2021. Nada disso aconteceu em respeito ao Vasco e pelo carinho que o Caio tem pela instituição. Respeitamos as decisões da direção e da comissão técnica, mas é importante ficar muito claro que a iniciativa pela saída do Caio foi do Vasco e de sua gestão - completou Cacau.

O lado do Vasco

Em comunicado divulgado no início da semana, o Vasco informou que Caio Lopes foi liberado da reapresentação uma vez que, apesar do contrato até o fim de janeiro, seu vínculo não seria renovado. Indagado sobre a situação, o clube afirmou que não houve acordo e o fim da relação foi uma decisão mútua.

Internamente, apesar de Caio não estar nos planos da comissão técnica, há quem entenda que, por se tratar de um ativo do clube, o antigo comando do futebol demorou a procurar o jogador para renovar. Não havia convicção sobre a renovação. O início das tratativas próximo ao fim do vínculo teria dificultado as negociações.

Neste sábado, o técnico Zé Ricardo colocou seu ponto de vista sobre a saída de Caio Lopes, encerrou o assunto e desejou sorte ao jogador.

- Quando cheguei ao clube, muitas situações foram passadas para mim de forma institucionais. Não me isentando da responsabilidade. Entendemos que o Caio Lopes, junto ao seu representante, tinha boas opções. E nesse caso decidimos manter a decisão institucional do clube, e que o Caio Lopes seguisse seu projeto de carreira traçado com seu representante. Desejo todo sucesso para ele, mas cada um em seu caminho - disse o treinador.

Caio chegou ao Vasco ainda criança e foi multicampeão na base. A estreia no time de cima aconteceu em 2020, mas foi no ano passado que ele foi integrado definitivamente ao elenco profissional pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. O treinador lançou Caio no segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo, quando o jovem foi um dos destaques e mais elogiados após a partida contra o rival. O jogador, no entanto, não teve sequência e deixa o Vasco com 22 jogos, sete partidas como titular, um gol e sem render um centavo ao clube.

Fonte: Globo Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário