Futebol

Encontros e Desencontros - Coadjuvante

Ao longo dos seus 21 anos como profissional, Romário fez história com parceiros, zagueiros adversários e inimigos. No capítulo de hoje da série sobre os 40 anos de Romário, confira alguns dos personagens que ficaram marcados pela convivência com o Baixinho, seja formando dupla no ataque, seja sofrendo com sua habilidade, seja participando de capítulos de sua vida.

\"O Romário é um grande artilheiro\" - Acho o Romário um grande jogador. Indiscutivelmente, ele é um grande artilheiro, e isso ninguém duvida.
\"Formamos uma boa parceria na Copa América e na Copa das Confederações, em 1997. E, para a nossa felicidade, o Brasil foi campeão nas duas competições que disputamos.\" Ronaldo Fenômeno.

\"Para mim, é motivo de orgulho\" - \"É motivo de muito orgulho ter feito dupla com Romário. Eu sempre tive esse sonho de casar as minhas características com as de um jogador como ele. Deu tão certo que, em 2000, ele foi o artilheiro do Brasil pela primeira vez. Torço para que ele chegue ao gol mil. O Baixinho merece, apesar de seu jeito oito ou 80.\" Euller.

\"Só posso falar dele como jogador. A bola dentro da área com ele é 99% de gol. Por onde passou foi artilheiro. Agora não tem mais o arranque de garoto, mas continua com a habilidade. Tem de estar entre os grandes do futebol brasileiro. Como pessoa não posso falar muito. É bom lembrar que o convoquei até quando estava mal.\" - Zagallo.

\"Como posso falar sobre uma pessoa que me coloca numa porta de banheiro de uma casa de shows com um papel higiênico na mão?\" - Zico.

Vanderlei Luxemburgo - O histórico de problemas entre Romário e Luxemburgo vem desde 1995, quando estiveram juntos no Flamengo. O Baixinho ganhou a guerra (Luxa caiu), mas acabou fora da Olimpíada de 2000, quando Luxa era o técnico da Seleção.

\"Eu não tenho mágoa nenhuma com o Romário. O que aconteceu já está superado. Antes daquele episódio, nós nos dávamos bem, mas hoje não é como era antes. Pouca gente sabe, mas quando a Ivy (filha caçula do jogador) nasceu, liguei para ele.
Na época do Fluminense, acho que ele estava indeciso sobre continuar jogando futebol. Agora, é diferente.
Ele se remotivou com a história de chegar ao milésimo gol. Admiro o que ele está fazendo. E torço para que chegue ao seu objetivo.\" - Alexandre Gama.

\"Infelizmente, a vida nos colocou em caminhos parecidos. Tivemos que disputar algumas coisas: artilharia, vaga na Seleção e mulheres. Isso fez com que a gente brigasse. Mas o carinho e a admiração continuam os mesmos\". - Edmundo.

\"Além de parceiro, é amigo\" - \"É o sonho de qualquer jogador formar uma dupla com Romário.
Ele é disparado o melhor jogador com quem eu já joguei na vida e estou muito honrado por jogar a seu lado. Se fosse para lhe dar um presente, eu o ajudaria a chegar aos mil gols. Além de parceiro, o Baixinho é um grande amigo.\" - Alex Dias.

\"Era Romário que jogava comigo\" - \"Nesse período, o Romário estava iniciando a sua vitoriosa carreira. Ele tinha explosão e já mostrava a sua genialidade. Considero essa equipe uma das melhores da história do Vasco e ela foi muito importante para a carreira do Baixinho. Costumo brincar que era o Romário que jogava comigo, e não eu que jogava com ele. \" - Roberto Dinamite.

\"Nunca vai ter dupla igual\" - \"Nossos estilos se completavam. Eu, com mais movimentação e criação de jogadas.
O Romário, com sua presença de artilheiro. Acho que nunca mais vai haver uma dupla de ataque como a nossa. O que fizemos na Seleção foi recompensa de toda dedicação que tive na carreira\". - Bebeto.

\"O Romário sempre foi um jogador que teve como principais características o gol e a arrancada. Ele sempre foi muito difícil de ser marcado porque é o tipo de atacante que se você deixar uma brecha ele faz o gol. O Baixinho fugia do contato físico e isso dificultava ainda mais a marcação. Se tiver três jogadores soltos na área, ele tem que ser marcado e não os outros.\" - Mauro Galvão.

\"Uma vez durante um jogo, o Dinamite me falou que ia entrar um garoto que ia fazer a gente passar mal. Não era mentira! Marquei o Romário quando ele tinha 17 anos. Era muito complicado porque ele vinha de trás com a bola dominada e ninguém segurava, parecia até o Speedy Gonzalez. Acho que ele chega aos mil gols brincando, a explosão diminuiu, mas o faro de gol aumentou.\" - Mozer.

\"Eu pensava: ´se eu marcar o Romário, vou me destacar´. A mídia estava focada no Baixinho naquele FlaFlu de 1995, porque ele tinha sido o melhor jogador do mundo em 94. É curioso porque até hoje, onde vou, as pessoas não falam dos títulos que eu conquistei, mas sim do fato de ter conseguido marcá-lo. A qualidade do Romário é enorme, e por isso ele tem chances de marcar o 1000o
- gol\" - Lima.

\"Fui recuar a bola de cabeça para o Wagner e dei nos pés do Romário (na final da Taça GB de 95 - 3 a 2 Fla).
Comprometi o objetivo do nosso time, e isso doeu mais até do que a falha. Aquele lance prejudicou minha carreira no Brasil. Sofria muita pressão. Me lembro que na semana seguinte fizeram uma matéria num jornal e o Romário me consolou. Ele sempre foi um cara bondoso\". - Márcio Theodoro.

Fonte: Lance
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário