Futebol

Engenhão tinha estrutura para atender Ricardo Gomes

Ricardo Gomes teve à disposição toda a estrutura exigida para um atendimento eficiente. É o que garante Alex Bousquet, diretor médico da Saver, empresa responsável pelo centro médico do Engenhão e pela equipe de atendimento emergencial.

Segundo Bousquet, equipamentos e pessoal necessários para a realização do evento foram providos até com sobra. O médico rebateu rumores de que a UTI móvel que transportou o técnico do Vasco não dispunha da estrutura necessária para o atendimento:

– No calor da notícia, ouvi algumas coisas que não são verdadeiras. Fiquei chateado com isso. Nossa estrutura está aberta para todos. A ambulância tinha tudo o que era necessário para o atendimento.

Bousquet explicou que grandes eventos, como partidas de futebol, só podem acontecer com autorização de determinados órgãos de interesse público.

– Os principais são o Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Medicina. Temos de cumprir requisitos do Estatuto do Torcedor e de uma resolução da Secretaria Estadual de Saúde. Só pode ter jogo com todas essas determinações cumpridas – afirmou o diretor médico da Saver.

Para o jogo de domingo, foram montados três postos médicos: um central, um na Ala Oeste e outro na Ala Leste do Engenhão. Cada um possuía dez médicos, cinco enfermeiros, oito técnicos em enfermagem e 46 socorristas com treinamento em primeiros socorros.

Havia ainda seis ambulâncias no estádio. Todas, garantiu Bousquet, dentro das exigências da Secretaria de Saúde.

Exigências de segurança

16 macas distribuídas entre um a quatro postos médicos, oito médicos, oito enfermeiros e quatro ambulâncias.

Estas também foram atendidas.

Mais exigências A resolução determina ainda que postos médicos e ambulâncias possuam uma lista extensa de equipamentos e medicamentos. Segundo Bousquet, tudo é verificado por um representante do Botafogo antes de cada partida.

Balanço As exigências foram cumpridas com folga no clássico de domingo.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance