Futebol

Enílton e Abuda juntos no ataque do Vasco

Sem o artilheiro Leandro Amaral, que é estrela da companhia e está suspenso, o Vasco atuará com dois atacantes que praticamente terão de se apresentar um ao outro em campo, hoje, no jogo de vida ou morte contra o Juventude, vice-lanterna do Brasileiro, às 20h30, em São Januário: Abuda e Enílton, que somente iniciaram uma partida juntos pela equipe.

Foi na vitória de 4 a 2 sobre o Atlético-PR, em Curitiba, pela Copa Sul-Americana, no dia 15 de agosto, quando Abuda, inclusive, marcou seu único gol com a camisa cruzmaltina. A exemplo do novo parceiro, Enílton ainda não desencantou desde que chegou à Colina. Também só marcou um gol pelo Vasco, na vitória de 2 a 0 sobre o Corinthians, em casa, pelo Brasileirão, no dia 9 de agosto.

O Vasco não marca um gol há dois jogos no Brasileirão — derrotas para Santos e Cruzeiro —, mas se Abuda fizer no jogo o que mostrou no coletivo de ontem, a torcida do Vasco terá fortes emoções. Ele marcou os três gols dos titulares na vitória de 3 a 0 sobre os reservas: de voleio, de falta e por cobertura, enganando o goleiro Cássio.

Como há 10 dias, desde a derrota para o Cruzeiro, os jogadores estão proibidos pelo presidente de dar entrevista, Celso Roth falou pelo goleador do treino. “O Abuda é um atacante de muita técnica e tem um estilo mais de área, parecido com o do Leandro Amaral. Ele mostrou isso no coletivo e espero que confirme no jogo”, disse o técnico, referindo-se ao maranhense Adaílson Pereira Coelho, 21 anos, o Abuda, apelido ganho da avó.

Para entrosar a dupla, Roth ensaiou várias jogadas de ataque. Embora Enílton não tenha sido tão brilhante no treino, Roth aposta nos dois.

“O Enílton teve a infelicidade de disputar dois jogos e se lesionar, o que o afastou. Mas tem qualidades para fazer grande partida”, garantiu Roth, elogiando o carioca Enílton Menezes de Miranda, que fará 30 anos no dia 11.

Mais perigoso que clássico?

O adversário é vice-lanterna e está quase rebaixado para a Segundona. Mas Celso Roth não se ilude. O Vasco não vence há seis partidas no Brasileiro e parou nos 40 pontos. Tem apenas três a mais do que o Flamengo.

“Será um jogo perigoso e muito mais decisivo do que um clássico. Temos de ganhar para manter chances de ir à Libertadores, e o Juventude vem atrás de pontos para subir”, advertiu Roth, fazendo um desabafo pela proximidade do arqui-rival.

“Não é o Flamengo que está chegando no Vasco e, sim, o Vasco é que não sai do lugar”, reclamou o técnico.

Gaúcho, Roth gostou de saber que o conterrâneo Dunga citou-o como um dos técnicos que consultou antes de assumir a Seleção: “O Dunga é um amigo e fico muito invaidecido”.

Fonte: O Dia
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44