A fim de esclarecer como funciona a contabilização do público no Maracanã, o Supervasco buscou em seu banco de dados a informação de dois jogos que foram recorde de público este ano.
Com os dados, montamos a tabela a seguir que mostra que a diferença entre público presente e público pagante representa a entradas de pessoas sem a necessidade da confecção de ingressos: menores até 12 anos, portadores de necessidades especiais, idosos acima de 65 anos e ex-combatentes.
Do total de ingressos disponibilizados, nem todos foram colocados a venda para os torcedores, já que além dos 8.000 ingressos gratuitos disponibilizados para as duas partidas, há também os convênios com empresas que na partida entre Vasco e Ipatinga totalizaram 2.220 do total de ingressos disponíveis, restando para os vascaínos 65.991 ingressos para serem comprados. Já no Fla-Flu, do total de ingressos disponíveis, 2.700 foram destinados aos convênios, restando para os torcedores comprarem nas bilheterias 67.709 ingressos.
O fato de não haver um controle prévio para a entrada de menores até 12 anos, portadores de necessidades especiais, idosos acima de 65 anos e ex-combatentes obriga os clubes a deixarem uma margem de segurança elevada para não correrem o risco de superlotação caso haja um elevado números de torcedores deste grupo.
Segundo o site da Suderj, a capacidade do Maracanã é de 87.101 espectadores. Portando, para os vascaínos alcancarem esta marca será preciso vá ao estádio o maior número possível de crianças menores de 12 anos, portadores de necessidades especiais, idosos acima de 65 anos e ex-combatentes. 