Futebol

Entenda o imbróglio da partida entre Vasco x Macaé pelo Carioca

O confronto Vasco x Macaé, que aconteceria neste domingo, às 16h, marcaria a sequência da retomada do Campeonato Carioca, que retornou na última quinta-feira com a vitória do Flamengo sobre o Bangu, em meio à pandemia. Mas após o imbróglio envolvendo o decreto do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, a Ferj determinou que não haverá jogos na cidade durante este fim de semana.

Desta forma, as partidas marcadas para este domingo, incluindo o confronto Madureira x Resende, pela quarta rodada da Taça Rio, foram adiadas. Confira as novas datas:

Vasco x Macaé - Quarta-feira (24/06) - 21h30 - São Januário

Madureira x Resende - Quinta-feira (25/06) - 15h - Conselheiro Galvão

Tudo começou quando Marcelo Crivella determinou que todas as competições esportivas e treinamentos em locais fechados fossem suspensos no Rio de Janeiro. A medida foi publicada no Diário Oficial na tarde do último sábado.

Com isso, além das partidas marcadas para este domingo, os confrontos Botafogo x Cabofriense e Fluminense x Volta Redonda, que fechariam a rodada na segunda-feira, teriam que ser adiadas.

Porém, no final da noite, Crivella voltou atrás e suspendeu apenas os jogos de Fluminense e Botafogo. Um novo decreto seria publicado e passaria a ter vigor apenas na segunda-feira, permitindo assim a realização dos jogos do fim de semana. Porém, a Ferj encerrou a confusão, adiando também os dois jogos válidos pela Taça Rio deste domingo.

Ainda não houve confirmação de quando Fluminense e Botafogo entrarão em campo. A confusão da continuação da rodada aonteceu após um imbróglio envolvendo Ferj, Flamengo, Vasco e os clubes de menor investimento do Estadual de um lado, que desejam a volta imediata do Carioca. Do outro lado, Botafogo e Fluminense, que se recusam a jogar no mês de junho. Os clubes voltaram às atividades neste final de semana e alegam haver pouco tempo para preparação.


Entenda a cronologia das decisões de Crivella e Ferj no sábado


até 16h - Retomada do campeonato conforme marcada durante a semana. Vasco x Macaé seria no domingo, às 16h em São Januário e, ainda que Fluminense e Botafogo se revisassem a jogar, suas partidas estavam marcadas para segunda-feira

16h30 - Marcelo Crivella publica decreto suspendendo os jogos de competições no Rio. O jogo do Vasco, no domingo, de Botafogo e Fluminense na segunda, e do Flamengo, na quarta, ficam suspensos até o dia 25, e só poderiam voltar após inspeção e autorização do poder público

16h45 - Ferj diz que seguirá orientação de não fazer jogos sem a autorização das autoridades locais.

17h - Ferj e Boavista negociam com Vasco e Macaé para que jogo entre os dois últimos se mantenha no domingo, mas aconteça em Saquarema

19h30 - Prefeitura diz que vai alterar o decreto e que jogos de Vasco e Flamengo não estão suspensos. A suspensão só vale para quem não queria jogar, ou seja, Botafogo e Fluminense. Vasco x Macaé volta a ser marcado para domingo, às 16h, em São Januário

21h40 - Com as idas e vindas das decisões, Ferj decide adiar, a menos de 20 horas de seu início, partida entre Vasco x Macaé, que acontecerá na quarta-feira, às 21h30, no estádio do Vasco.

Devido às mudanças das decisões sobre o Campeonato Carioca, O GLOBO publicou, em sua edição impressa deste domingo, informações diferentes sobre Vasco x Macaé conforme o horário de fechamento de cada edição. Muitos leitores receberam jornais com a informação de que a partida estava suspensa, depois que estava confirmada para estes domingo e, por fim, a última notícia, de que o jogo está adiado para quarta-feira. Aqui a tabela dos próximos jogos do Carioca, como estão, até as próximas definições:


4ª rodada

Botafogo x Cabofriense - sem data

Fluminense x Volta Redonda - sem data

Vasco x Macaé - quarta, 24/6, 21h30

Madureira x Resende - quinta, 25/6, 15h

Fonte: Extra Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário