Futebol

Entenda o que levou Pássaro de unanimidade a demitido em menos de um ano

Após deixar o São Paulo, Alexandre Pássaro desembarcou no Rio de Janeiro cercado de muita expectativa para assumir o Futebol do Vasco da Gama. Não demorou muito para cair nas graças da torcida e ser considerado o “homem de confiança” do presidente Jorge Salgado.

O vasto currículo, as declarações sempre fundamentadas, os discursos exaltando a grandeza do Clube e o anúncio de contratações, quase que sempre em sigilo, fizeram o executivo ser muito elogiado pelos vascaínos, ganhando até o apelido de “Passarudo”. 

Porém, da mesma forma que Alexandre Pássaro não demorou para empolgar a torcida, também não demorou muito para frustrar as expectativas. O time não engrenou e o Vasco termina a Série B sem entrar uma rodada sequer no G4. 

O profissional, que sempre teve carta branca com o presidente, já via, a cada rodada, a pressão aumentar. Não só de maneira externa, mas também nos bastidores de São Januário.

Os grupos políticos de situação não escondiam a insatisfação com os rumos do Futebol, cobrando mudanças radicais na pasta. A gota d’água veio com as duas goleadas seguidas, em casa, para Botafogo e Vitória.

A diretoria pretendia definir uma reestruturação apenas ao término do Campeonato Brasileiro, mas a ideia foi muito criticada pelos torcedores, uma vez que o time não tem mais pretensões no torneio.

Diante disso, a alternativa foi antecipar a saída. Ao deixar o Clube, Pássaro redigiu uma carta em que revelou um pedido de demissão programado para o fim da temporada. Disse também estar “extremamente triste e machucado pelo resultado esportivo”.

Mas o que explica o insucesso coletivo e a demissão do diretor de futebol, cerca de um ano após o anúncio? O SuperVasco pontua, a seguir, alguns fatores que contribuíram para o desligamento.

Contratos de produtividade a jogadores em recuperação e/ou em baixa nos clubes

A aposta sempre foi considerada de risco. Oito ou oitenta. O Vasco, que também buscava se reerguer, oferecia a esses atletas uma oportunidade de retomar a boa fase que um dia tiveram, dando a volta por cima. Diante das limitações financeiras, o diretor resolveu apostar.

Se desse certo, seria o casamento perfeito. Mas a realidade que se viu foi muito diferente. Romulo, Michel, Vanderlei, Jabá, Zeca, Sánchez e Morato são apenas alguns dos exemplos de atletas que pouco agregaram, custando a paciência do torcedor.

Rodízio de técnicos 

Quando demitiu Vanderlei Luxemburgo, após o rebaixamento, Alexandre Pássaro buscou em Marcelo Cabo o perfil do técnico “conhecedor da Série B”. O nome pouco agradou e logo foi demitido.

A próxima aposta seria “Lisca Doido” que, apesar de contar com a aprovação da torcida, também não correspondeu, complicando ainda mais a situação do time. Por último, a cartada final: Fernando Diniz. Após uma sequência invicta no início do trabalho, deixou o Clube sem conseguir o acesso e com duas goleadas em casa. Vale ressaltar que nenhum dos técnicos conseguiu corrigir o problema da bola aérea, principal dor de cabeça da temporada.

Acúmulo de funções

Quando eleita, a chapa da Mais Vasco planejava contar com uma ampla estrutura organizacional, com CEO, VP de Futebol e diretor técnico. Mas quem acumulou todos esses cargos foi Pássaro, que passou a ter carta branca para comandar a pasta. Diante da centralização, os grupos de apoio se viram muitas vezes em escanteio, sem qualquer participação nas decisões do Futebol, o que provocou desgastes.

Postura nas coletivas

Se nas primeiras coletivas o diretor encantava com o seu poder de persuasão, se comunicando sempre de maneira técnica e muito fundamentada, as últimas entrevistas serviram para estremecer ainda mais a relação com o torcedor e até com a imprensa.

Após o clássico contra o Botafogo, se esperava de Pássaro uma autocrítica, chamando a responsabilidade e assumindo os erros cometidos durante o trabalho. Mas o tom não foi esse. E a impressão para alguns vascaínos foi de prepotência. Separamos, abaixo, reações de torcedores e jornalistas.

Por Leandro Oliveira

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário